Pelas nossas contas, os dias quentes estão cada vez mais perto. O seu merecido descanso está próximo e, por isso, queremos ajudá-lo a escolher um lugar ao sol este Verão. Ainda não escolheu o seu destino? Relaxe, a Troupi reuniu os melhores destinos de férias de calor para se inspirar para a próxima estação. Pronto para viajar?

Ilhas Baleares

Arquipélago das Ilhas Baleares

As Ilhas Baleares são um arquipélago situado nas águas azuis do Mediterrâneo. É formado por quatro ilhas principais (Maiorca, Menorca, Ibiza e Formentera), sendo que a maior das Ilhas Baleares é Maiorca, localizada a leste de Espanha.

Quando viajar para às Ilhas Baleares?

Com um clima tipicamente mediterrânico, com o Verão quente e seco e o Inverno com uma temperatura moderada, este arquipélago tem como época alta os meses de Julho e Agosto, nos quais pode contar com a presença constante do sol e bastante calor. Como temperatura média, este destino de férias chega a registar 27°C, em que a temperatura da água do mar facilmente chegará aos 25°C.

Ainda que em Maio estas ilhas registem uma subida na temperatura média e a diminuição da chuva, a melhor altura para visitar as Ilhas Baleares é no Verão. Contudo, se prefere evitar a grande afluência de turistas, pode agendar as suas férias para uma das ilhas em Junho ou na primeira quinzena de Setembro. Nestas alturas também vai encontrar temperaturas altas e, se marcado com antecedência irá garantir umas férias aos melhores preços.

O que visitar?

paisagem de praia em Maiorca
Flores em Maiorca
experiências na Ilha de Menorca

A conjugação de praias, lazer e gastronomia fazem deste arquipélago um dos melhores destinos de férias. A escolha da ilha para as suas férias de verão irá depender daquilo que mais gosta de fazer no seu tempo de descanso. Se privilegia a variedade de praias, opte por Maiorca. Com uma dimensão da linha de costa na ordem dos 550 quilómetros, existem mais de 200 praias nesta ilha. Vai encontrar praias mais movimentadas, mas também outras praticamente escondidas pela natureza, onde pode se surpreenderá com linhas de águas turquesa extensas, sentindo-se quase no mar do Caribe. Contudo, prepare-se para um maior fluxo de visitantes, esta é uma das ilhas que mais turistas acolhe durante o verão.

Se procura um destino de férias mais calmo e com recantos na natureza por descobrir, a nossa sugestão é Menorca. Geralmente mais calma, pelo menor número de visitantes, esta ilha é ideal para quem gosta de explorar a natureza e de atividades ao ar livre, como caminhar por lugares quase secretos, mas também com praias paradisíacas por explorar. Algumas praias nesta ilha estão de tal forma entre a natureza, que quase metade das praias em Menorca são inacessíveis de carro. Um autêntico paraíso de verão e quase exclusivo para si. Tão exclusivo que a prática de nudismo acaba por ser bastante recorrente em alguns pontos da ilha.

Se nas suas férias de verão não dispensa animação, opte por Ibiza, repleta de bares e clubes noturnos.

Quanto à gastronomia local, poderá encontrar o melhor neste arquipélago espanhol, não pode deixar de visitar os mercados locais ou bares das aldeias nos quais poderá provar o melhor da região. Se é apreciador de queijo e vinhos, não deixe de se inscrever em roteiros para conhecer todas as ofertas destes produtos nas ilhas.

Ilhas Canárias

Pôr-do-sol nas Ilhas Canárias

Pertencem a um grupo arquipélago espanhol localizado no Oceano Atlântico, perto de África e é constituído por sete ilhas: La Palma, Tenerife, Gran Canaria, Fuerteventura, Lanzarote, Hierro e Gomera – estas duas de menor dimensão.

Qual a melhor altura para viajar para as Ilhas Canárias?

Tenerife

Paisagem montanhosa na Ilha de Tenerife
Monumentos a visitar em Tenerife

Esta é a maior ilha do arquipélago das Canárias, a mais populosa e a que recebe também mais turistas. Nesta ilha irá encontrar praias de areia vulcânica acompanhadas por um passeio marítimo repleto de hotéis de luxo.

Se esta ilha está nos seus planos como próximo destino de férias não deixe de visitar a Playa de Las Americas, que é o centro da animação deste local. Declarada Património da Humanidade pela UNESCO, a cidade de La Laguna é digna de uma visita sua, onde poderá encontrar uma forte presença de edifícios religiosos, já que é considerada a capital da cultura.

Se é amante de caminhadas e gosta de explorar novos trilhos, as suas férias em Tenerife só ficarão completas depois de conhecer o Parque Nacional do Teide, onde poderá encontrar inúmeros miradouros e pontos de interesse para explorar.

Gran Canária

Golfinhos em Gran Canária
Principais praias a visitar em Gran Canária
Pôr-do-sol em praia na Gran Canária

Tal como Tenerife, a ilha Gran Canária é também de origem vulcânica, cuja capital é Las Palmas, que se encontra a nordeste da ilha. Sendo a segunda ilha mais populosa na região das Canárias, está dividida em duas partes: zona sul e zona norte, uma mais quente e outra com um clima mais húmido.

Por ter bastantes estradas costeiras, aconselhamos que na visita a esta ilha alugue um carro, pois assim consegue aceder aos locais mais remotos. Em dois dias a explorar a ilha, irá encontrar paisagens de cortar a respiração. Se gosta de praias de areal dourado e mar tranquilo, não deixe de visitar as principais praias da capital: Playa de las Canteras e Playa de la Alcaravaneras.

Fuerteventura

Animais em Fuerteventura
Desportos aquáticos em Fuerteventura

Se o seu ideal de férias é um sítio onde possa desfrutar da tranquilidade da praia, sol e ainda praticar desportos aquáticos, Fuerteventura é o destino ideal para si, nas Ilhas Baleares. Entre todas as ilhas nesta região, Fuertevetura é aquela que tem as praias com maior extensão. Por este motivo, é um destino de férias onde pode encontrar vários tipos de praia. A norte praias mais propícias à prática de desportos de água pelos seus ventos e marés fortes. A sul da ilha de Fuerteventura, irá encontrar praias com ondulação mais serena.

Se for passar uns dias de férias a Fuertenvetura, será decisão sua, em qualquer praia desta ilha, manter ou não o fato de banho. Não se espante com quem optar por uma decisão mais arrojada e libertadora, pois o nudismo nesta ilha é aceite e praticável.

Porto Santo

Férias em Porto Santo - Um dos melhores destinos de férias

A uma hora e meia de viagem desde Lisboa, Porto Santo é a segunda maior ilha da Região Autónoma da Madeira e um paraíso situado no Atlântico. Com o prémio de “Melhor Destino Insular do Mundo” atribuído já por três vezes. Não vai querer perder a oportunidade de conhecer também a maior ilha deste arquipélago, a Madeira, pois é muito fácil viajar entre elas pelo ar ao pelo mar.

Qual a melhor altura para passar férias em Porto Santo?

Se Porto Santo vai ser o seu próximo destino de férias, sugerimos que viaje entre Abril e Setembro, para garantir condições climatéricas mais agradáveis. O clima é mais seco, se comparado com a ilha vizinha da Madeira  e entre estações, as temperaturas médias são moderadas e apresentam pouca variação. As chuvas nesta região também são escassas.

O que visitar?

Praia em Porto Santo
Casal sentado no areal de uma praia em Porto Santo
Volta de barco pela ilha de Porto Santo

As suas férias em Porto Santo poderão começar com uma visita à Ponta Calheta, um dos locais mais bonitos da ilha, e apreciar a vista maravilhosa. Se for apreciador de caminhadas, prepara-se para o trilho do Pico e Terra Chã, um percurso de 3 horas com uma paisagem deslumbrante pela costa. Para esta caminhada pode perfeitamente preparar um lanche e, pelo meio do percurso, recarregar baterias com uma paisagem ímpar e que ficará na sua memória.

Por forma a conhecer a ilha de várias perspetivas, não deve faltar um passeio de barco em redor da ilha. Existe uma grande probabilidade de encontrar golfinhos e tartarugas no seu habitat natural.

Continuando pelas vistas sobre a ilha, outra paragem obrigatória é o miradouro da Portela, onde pode apreciar toda a costa sul da ilha e ver a extensa linha de areal dourado e mar transparente. Seguindo até ao Miradouro das Flores, aqui terá a vista única para a Ponta da Calheta. Os locais apontam este miradouro como o ponto com a vista mais bonita da ilha.

Saboreie o pôr-do-sol com a magnífica oferta variada de peixe fresco e mariscos da ilha, acompanhados por bolo do caco. Ou, se preferir, escolha uma esplanada entre os 9 quilómetros de praias que esta ilha tem para oferecer e tenha um final de tarde com uma dose de lapas e uma típica poncha a acompanhar.

Já marcou as suas férias de Verão?

Grécia

Templo - ponto de interesse na Grécia

Qual a melhor época para férias na Grécia?

Antes do pico do Verão, entre Março e Abril já muitos estabelecimentos abrem portas para receber os turistas. Se procura a melhor altura para as suas férias na Grécia, pode optar pelas ilhas Creta, Santorini e Rhos, onde a primavera mostra um maior fluxo de visitantes a partir de meados de Maio.

Se gosta de calor intenso este é um dos melhores destinos de férias na Europa, onde em pleno Julho e Agosto se regista frequentemente um calor intenso, com temperaturas por vezes acima do 35°C. É também nesta altura que as ilhas mais turísticas ganham um enorme movimento, precisamente por ser a época alta nesta região.

O que visitar?

Está nos seus planos viajar até a Grécia? Pretende ficar na capital ou visitar as ilhas? Vai ficar fascinado com os soberbos pôr-do-sol com vista para o Mar na Ilha de Santorini – muito conhecida suas fantásticas paisagens, sendo por isso um dos principais destinos de férias de verão.

Outro ponto que merece estar na sua lista de locais a visitar é a ilha de Creta. Repleta de uma beleza natural única, com praias paradisíacas a surgirem de uma paisagem montanhosa. Nesta ilha grega, onde a sua história está bem patente, não deixe de visitar o Palácio de Cnossos, agora em ruínas, pois foi destruído por um terramoto.

Situada a norte da ilha de Kelafonia, pode encontrar a praia de Myrtos. Este é um dos cartões de visita das Ilhas Gregas e pode muito bem já lhe ter passado um postal deste local, pois o azul cristalino das águas e as pedras brancas das praias já lhe já lhe valerem 12 vezes o título de praia mais bela da Grécia.

Caraíbas

Férias na Jamaica

Localizado no mar do caribe, o arquipélago das Caraíbas situa-se entre a América do Norte e a América do Sul. Considerado um dos melhores destinos de férias, este é o local ideal para quem procura sol, praia e descanso. Neste ponto do Atlântico, não faltam ofertas hoteleiras e as atividades que poderá realizar são mais que muitas.

Qual a melhor altura para viajar até às Caraíbas?

Pela sua beleza ímpar, as Caraíbas são um dos destinos de férias mais procurados. Contudo, a preparação das suas férias deverá ter um ponto em conta: a temporada dos furacões, muito propícios de acontecer nesta região. A época tem início em Julho e termina em Novembro, sendo que o pico de ocorrências situa-se na segunda semana de Agosto e durante o mês de Setembro. Ainda assim, o Caribe continua a ser um ótimo destino de férias, pois a maior parte dos furacões existe no mar, mantendo-se por aí.

Geograficamente, locais como Golfo do México, Flórida e norte do Caribe, por fazerem parte da rota dos furacões representam uma zona com risco acrescido. Contudo, os destinos de férias mais apetecíveis nesta região do Atlântico, como a República Dominicana, Jamaica e Porto Rico, por exemplo, encontram-se numa zona de menor incidência de furacões.

Fenómenos da natureza à parte, se procura saber qual a melhor altura para viajar até às Caraíbas, saiba que, de uma forma geral, nos meses mais quentes se verifica uma maior incidência de chuvas – entre Junho a Novembro, sendo que de Dezembro a Março está menos calor, mas também menos chuva. O mês de Abril, é apontado como a melhor época para viajar até às Caraíbas, pela diminuição da chuva e aumento da temperatura.

Onde ficar nas Caraíbas?

JAMAICA

Férias na Jamaica
Típica paisagem de uma praia na Jamaica
Local da ilha da Jamaica

Conhecida não só pela música reggae, esta é uma das ilhas mais bonitas do arquipélago das Caraíbas. Se procura umas férias para relaxar, deixe-se levar pelas suas praias soberbas de areia fina e água azul cristalina. Nesta ilha naturalmente tranquila, pode ainda desfrutar de algumas atividades como passeios de jipe, de catamarã e apreciar os golfinhos a nadar e os recifes de coral, e ainda contemplar as quedas de água típicas desta região.

Se procura animação noturna esta ilha não irá desiludir, principalmente em Saint Martin e Porto Rico, com restaurante, bares e salões de danças ao rubro pela noite dentro.

Para os apreciadores do género musical, a visita ao Bob Marley Museum é quase obrigatória, pois foi o local onde o famoso músico viveu até 1981, data da sua morte. Desde então, recuperada e transformada em museu pela sua mulher, Rita, a sua casa, está aberta ao público com visitas guiadas, de forma a encantar os visitantes com pormenores da vida do artista.

República Dominicana

Vista do céu de uma praia na República Dominicana
Bebida tropical na República Dominicana
Actividades radicais a fazer na República Dominicana

Sendo uma das mais bonitas ilhas das Caraíbas, a República Dominicana conjuga a animação e as mais maravilhosas praias de areia fica e mar de águas quentes e cristalinas. Um dos principais destinos de férias nesta ilha é Punta Cana, com 8 quilómetros de praias e extraordinários ponto de mergulho. Nesta ilha também poderá desfrutar de atividades como: passeios de barco, caiaque ou ter aulas de windsurf.

Na costa nordeste da República Dominicana poderá encontrar a baía de Samaná, também com inúmeras praias em que o cenário paradisíaco se volta a repetir. Da capital, Santa Bárbara de Samaná, é habitual partirem tours pela região. É também neste ponto da ilha que, maioritariamente de Dezembro a Abril, são organizadas excursões pela península para observação de baleias jubarte, que se encontram a ter as suas crias.

Cuba

Típico carro antigo nas ruas de Cuba
Amigas a desfrutar do sol na República Dominicana
Ruas típicas na República Dominicana

Sendo uma das maiores cidades das Caraíbas, Havana, capital de Cuba, merece ser visitada em mais que um dia. Repleta de bairros e recantos onde se sente claramente uma cidade cheia de vida e com uma história para contar, a cidade está dividida em três partes: Havana Velha, Havana Moderna e Vedado.

Em visita a Havana, a capital merece ser apreciada a pé, ainda assim, e caso as pernas o peçam, pode sempre alugar um carro vintage com motorista e fazer um tour pela cidade. Também alguns táxis poderão estar em perfeito estado de relíquias de quatro rodas. Se optar pelos mais antigos (e também mais caros) não se admire se alguém entrar no seu carro – existem bastantes viagens partilhadas nesta região.

Ainda nesta maravilhosa ilha, e se procura um destino de praia onde não terá de se preocupar com mais nada se não aproveitar o sol quente e as águas calmas, marque a sua estadia em Cayo Coco, onde o cenário é tão calmo e as águas tão tranquilas que vai achar o cenário retirado de um filme. Os seus dias nesta ilha não passarão disto, pois é de facto um destino de férias onde pouco mais existe. Poderá, no entanto, aproveitar as excursões dos hotéis, e visitar os outros Cayos (nome chamado às pequenas ilhas) vizinhos.

Já marcou as suas férias de Verão?