Quais as melhores praias da Europa?

Myrtos Bay, Grécia

Praia de Myrtos Bay na Grécia - Melhores praias da Europa

Se a Grécia já era famosa por toda a civilização grega culturalmente rica, Myrtos Bay também tem feito sucesso pelo Mundo pela sua excelente reputação. Eleita 12 vezes a melhor praia grega, o que faz ressaltar é a sua limpeza e beleza natural.

À volta, encontramos um terreno árido com alguma vegetação, em frente, a areia por entre as pedras brancas que se conjuga com as águas transparentes. Mas o que também era digno de um prémio é a organização desta praia, com guarda-sóis e espreguiçadeiras de um lado, e um espaço vazia e naturalmente intocável do outro.

Tal como em Calanque d’en Vau, em França, se não está habituado a pedras leve um calçado apropriado para conseguir caminhar confortavelmente, principalmente se for na melhor altura para usufruir do calor. Em meados de Julho e todo o mês de Agosto, a Grécia oferece temperaturas escaldantes. Entre os 29 e 35ºC, o calor faz-se sentir, mas descanse, porque a brisa do mar acalma a sensação térmica.

Chegar à praia não será um problema, pois existe acesso para transportes e enquanto desce até uma das melhores praias da Europa, tem ainda direito a usufruir de uma vista deslumbrante. Mais, não tema pela fome ou pela sede, terá um bar nesta área que lhe oferecerá bebidas frescas e petiscos imperdíveis.

Calanque d'en Vau, França​

Um autêntico paraíso Francês com todo o charme inerente ao país! Cassis quase pode ser considerada uma vila, devido ao seu tamanho pequeno. Situada a cerca de 30 minutos de carro de Marseille, nesta cidade temos sem dúvida uma das melhores praias do Mundo.

Não se deixe assustar pelas pedrinhas, pois são apenas uma questão de hábito e, tal como a cidade, são pequenas. Se não está habituado e tem algum receio, não tema porque há soluções. Leve apenas uns sapatos de praia ou até mesmo uns chinelos e nem sentirá que por baixo da sua sola, estão pedras. 

Contudo, o que não é fácil é chegar até à praia pois terá de percorrer um trilho! Aqui sim, é essencial que leve água, snacks e um calçado confortável e desportivo, mesmo que esteja habituado. Se não gosta de andar veja o outro lado positivo deste cenário: Cassis tem 3 Calanques, todos eles com a sua beleza particular, pelo que até ao destino poderá apreciar todo o seu esplendor.

Por entre o Calanque d’en Vau temos uma vista 360º, que abrange o oceano e a vegetação da área. Lá em baixo, avistamos a praia. Arrebatadora e bastante intimista, devido ao seu tamanho! 

Cala de San Vicente, Ibiza

Cala de San Vicente - Umas das melhores praias da Europa

Se pensa que Ibiza é só para quem gosta de noite e festas, engana-se. Contudo, se gostar, está definitivamente a comprar uma das melhores viagens da sua vida. Mas este é um artigo que lhe dá a conhecer as melhores praias da Europa e as de Ibiza são fabulosas. Não acredita? Espere até conhecer a Cala de Sant Vicent. Definitivamente um destino incrível dentro desta ilha espanhola.

Tal como o morango, mas menos brasileiro, esta praia fica no Nordeste da ilha. Situada numa zona com lojas, bares, restaurantes e com palmeiras ao longo de uma promenade, Cala de San Vicente tem tudo para um lhe proporcionar um dia agradável. Com bons acessos, areia dourada e águas cristalinas, podemos encontrar todo o tipo de pessoas aqui: de bebés a adolescentes, de casais e famílias a pessoas séniores.

Porto Santo, Madeira

Se é de praia que gosta, o Porto Santo é para si! Tão perto de Portugal Continental e ainda pertencente ao nosso país, o Porto Santo é um dos arquipélagos da Região Autónoma da Madeira. Situado a apenas 500km da costa africana, podemos dizer que geograficamente pertencem a África. Consegue imaginar o clima?

São 9 KM de praia de areia dourada fina, com águas cristalinas. Popularmente conhecida como Ilha Dourada, no Porto Santo pouco há para fazer, mas a praia foi já considerada várias vezes como a melhor do Mundo. Mais do que considerada, foi realmente eleita como a “Melhor Praia de Dunas” pelo concurso “7 Maravilhas – Praias de Portugal”.

Para uma estadia mais sossegada, recomendamos a sua ida por meados de Junho/ Julho ou Setembro. Mas lembre-se: A Região Autónoma da Madeira é conhecida pelo seu bom clima, pois apesar de ser possível encontrar as 4 estações do ano no mesmo dia, as mais frias estão nas montanhas e não na costa, onde se situam a maior parte das praias, e neste caso toda a praia do Porto Santo. Por isso, se quiser arriscar e ir em Dezembro, não lhe garantimos o clima mais quente ou sol, no entanto a probabilidade de conseguir mergulhar num mar turquesa, é quase garantida!

Es Trenc, Maiorca

Es Trenca em Maiorca - umas das melhores praias da Europa

Conhecida como a maior praia de Maiorca, Es Trenc usufrui de 2km de areia branca e águas cristalinas. Situada a sul da ilha, esta é a praia com o melhor sal das Baleares. Como o melhor sal vem das melhores salinas, na sua ida para a praia aconselhamos desde já uma visita à Flor de Sal Es Trenc, uma loja de sal (e café).

Para os amantes da natureza, é sem dúvida a praia a escolher, devido à sua natureza selvagem e até mesmo à possível observação de pássaros enquanto para lá caminha. Entre dunas temos uma praia com um mar calmo e relaxante onde, apenas ocasionalmente, passa alguma ondulação. Consegue imaginar a água quente? Tal como as suas temperaturas!

Entre alguns chiringuitos pode avistar um restaurante principal, pelo que comida e bebida não serão uma preocupação! Com sorte, se esperar pelo pôr do sol, também conhecido por um dos melhores de Maiorca, a partir das 18h00 terá também direito a música ao vivo.

A praia não é de nudismo, no entanto, e principalmente mais afastado do centro das pessoas, podemos entender que é uma praia muito friendly para naturistas.

Blue Lagoon, Malta

O próprio nome já indica a beleza deste sítio. Lagoa azul. Bem, a Blue Lagoon em Malta não é uma lagoa, mas trata-se de uma baía entre duas ilhas com uma beleza indiscritível, formando a mais bela e nítida limitação entre as águas turquesa e o azul do oceano. Tão deslumbrante que já foi cenário de vários filmes de sucesso.

Para começar a formar uma ideia, os acessos a esta praia são apenas três possíveis: via ferry boat, cruzeiro ou trip de um dia (adivinhe em que transporte… sim, é de barco). Contudo pense na experiência! Nós aconselhamos a trip de um dia, pois existem várias companhias que o fazem. Os preços rondam os 25/35€ por pessoa e por dia, incluindo, por norma, comida e bebidas. Para além disso, ainda ganha a experiência de passar por outros sítios incríveis a caminho!

No entanto, se está com a ideia de ir diretamente para o destino e usufruir ao máximo de uma das melhores praias da Europa, um ferry boat será a opção mais económica. Por volta de 10€, em 20/ 25 minutos chega ao paraíso de Blue Lagoon. Este transporte funciona mais ou menos como um autocarro em Portugal, ou mesmo os barcos que ligam Lisboa à Margem Sul por exemplo e, claro, têm horários de passagem, por isso informe-se antes de ir a que horas deverá voltar, de forma a evitar uma dormida na praia (o que também seria, com certeza, uma experiência para mais tarde recordar!).

Deixamos o mais radical para o fim, e se é fã de mergulho e/ou snorkelling, leve o seu equipamento porque nada melhor que Blue Lagoon para o impressionar.

Brela, Croácia

Alvo da revista Forbes com uma das dez melhores praias do Mundo, Brela é um pequeno paraíso na Croácia.

Por entre o mar Adriático e a montanha Biokovo temos 6 km de praia de areia grossa. Aquela que forma pequenas pedrinhas, apesar de dourada, liga diretamente com a cor verde da vegetação que está em seu redor. Em Malta, o cuidado com o ambiente é uma realidade muito percetível. Tudo está limpo e cuidado.

Apesar do imenso calor no verão, a Croácia é cada vez mais um must go europeu e Brela, com uma das melhores praias, é já frequentada por muitos turistas, incluindo famosos. Devido à enchente dos meses de verão, aconselhamos que a sua ida aconteça no início ou no fim da época balnear o que, na verdade, são excelentes notícias, pois está agora na melhor altura para ir banhar-se nestas águas azuis, que formam um lindo degradê da sua costa até às profundezas do horizonte.

O destino é fácil de chegar, mas precisa de ter algum cuidado. Esta praia fica a cerca de 45 minutos de autocarro de Split, mas deverá sempre informar-se na estação rodoviária qual o autocarro que para lá vai, uma vez que as rotas estão constantemente a mudar, e avisar o motorista que vai ficar em Brela, para que não se perca. Se estiver de carro, o seu passeio está bastante facilitado e um mapa, digital ou não, resolverá o assunto.

Cala Rossa, Itália

Sabe aquela vontade irresistível de correr para mergulhar naquela água tão clara que a palavra cristalina não faz justiça à verdadeira cor? Se sabe, já foi a Cala Rossa, se não, terá de ir a esta beleza que os visitantes consideram ser a melhor praia italiana.

Antes de mais prepare-se porque o verão aqui é tão quente que se colocasse um ovo na areia, fritava até sem gordura. Por isto, não se esqueça do chapéu, do protetor e de muita água.

O caminho até lá, já no seu final, não é o melhor se for de carro (ou de chinelos, na verdade), mas vale bem a pena. Leve um calçado confortável e na hora de pisar o último caminho até lá, será árido, repleto de vegetação e até algumas plantas com picos. Não precisa de ir de calças, apenas de olhar para o chão enquanto caminha. Não será necessário levar esta ideia na cabeça para lá chegar, mas sempre que encontrar adversidades num caminho, olhe para o chão, e no limite, leve um pau na sua mão para poder abrir caminho e ver se o piso é seguro. Em Itália, pode estar descansado, mas na dúvida, já sabe!

Uma ótima opção de transporte aqui, no caso de ter prática, é a bicicleta. Com uma, poderá percorrer a ilha de Sicília com mais facilidade e de forma divertida. No volante, não vai querer esquecer de colocar uns óculos de mergulho, pois quando chegar a esta praia, será sem dúvida a primeira coisa que vai querer fazer, e as águas são tão límpidas que Cala Rossa é extraordinária para observação de peixes.

Alguma destas praias mereceu especialmente a sua atenção?

Marque já a sua ida paradisíaca através do booking@troupi.com ou +351 918 873 732

Gostou deste artigo? Partilhe-o nas redes sociais.