Viagem a Kanchanaburi na Tailândia

A cerca de 130km da capital da Tailândia, encontra-se Kanchanaburi: um local calmo, caracterizado pelas suas belas paisagens. A cidade é atravessada pelos rios Kwai Noi e Kwai Yai, rios que formam o Mae Klong.

A paisagem é de uma beleza incrível e a cidade é ainda pouco explorada pelos turistas. Ficámos hospedadas num hostel, onde fomos recebidas por um casal de locais extraordinariamente amáveis – os tailandeses são pessoas muito simpáticas, sempre com um sorriso na cara. O hostel era magnífico: era composto por um jardim e à sua volta situavam-se os vários quartos, muito clean e sempre com a natureza muito presente.

Para conhecer a cidade, decidimos alugar uma bicicleta e começar a explorá-la.

Kanchanaburi Hostel na Tailândia

Hostel em Kanchanaburi

Antes de começarmos a nossa aventura, fomos almoçar a um restaurante local. Almoçámos Pad Thai, comida típica tailandesa e um dos pratos mais conhecidos. O restaurante situava-se por cima do rio e fomos brindadas com uma vista de cortar a respiração.

Depois do almoço, começámos a nossa aventura pela cidade. Percorrer as estradas de bicicleta não foi tarefa fácil, uma vez que o trânsito na Tailândia é completamente diferente do ocidental. Durante o percurso, passámos por várias scooters que transportavam três pessoas, algumas ainda transportavam quatro! Ficámos completamente boquiabertas, no ocidente uma situação destas é completamente impensável.

A cidade é cheia de atrações turísticas e é muito caracterizada pelos acontecimentos da II Guerra Mundial. Passámos pelo Cemitério de Guerra, onde foram enterrados 6982 prisioneiros de guerra e percorremos a Ponte do Rio Kwai, parte integrante da Via Férrea da Morte, construída pelos japoneses durante a II Guerra Mundial, para abastecimento entre a Tailândia e a Birmânia. A construção desta ponte custou a vida a milhares de prisioneiros de guerra.

No regresso para o hostel, que ainda se situava a alguns quilómetros, fizémos uma pequena paragem para experimentarmos as famosas massagens tailandesas. Outra experiência única! Todas as partes do nosso corpo são massajadas e dói! Dói mas no final é uma sensação incrível, que é ainda recompensada com uma chávena de chá oferecida pelos locais.

Ainda em Kanchanaburi, visitámos o Elephants World.

Trata-se de um santuário de elefantes, onde os animais vivem e convivem harmoniosamente. Foi um momento inesquecível. De manhã, um shuttle do santuário apanhou-nos no hostel e fomos passar uma noite a um dos melhores sítios por onde já passámos. Mal chegámos ao local, fomos presenteadas com uma paisagem de cortar a respiração e imediatamente recebidas pelos elefantes, que se encontram perto da receção. Aqui as atividades são imensas: alimentar e dar banho aos elefantes, preparar a sua refeição, passear com eles, etc.

Os elefantes, que simbolizam a boa sorte, estão sempre acompanhados pelos seus tratadores, os mahuts, que os acompanham há anos e conhecem todas as suas teimas.

Elefantes na Tailânida
Elefante acompanhado pelo seu tratador
Sentadas com uma vista maravilhosa na cidade de Kanchanaburi

Todas as refeições estavam incluídas no “pacote” e ao fim do primeiro dia, acompanhámos os elefantes até à floresta, local onde dormem. Ficámos admiradas por perceber que pernoitam no local mais alto da floresta, que para lá chegar é necessário percorrer imensos trilhos.

Ficámos hospedadas num bungallow muito simpático e na manhã seguinte as atividades começaram bem cedo com um Bird Watching. Esta atividade consistia em observar os pássaros com binóculos e perceber de que espécie se tratava.

Clique no Play para sentir um pouco da experiência.

actividade com elefantes na Tailândia
Actividade Bird Watching na cidade de Kanchanaburi
Paisagem na Tailândia com elefantes no seu habitat natural

Neste segundo dia, passeámos com os elefantes e voltámos a repetir as atividades do primeiro: dar banho, alimentá-los, etc. São atividades bastante especiais, relaxantes e compensadoras. Estar em contacto direto com animais que normalmente só vemos no Jardim Zoológico, é uma experiência única. Consideramos até que foi a melhor experiência das nossas vidas.

Antes de terminarem as atividades, fomos brindadas com uma última, para terminar em grande. Deram-nos um colete salva-vidas que colocámos pelas pernas (sim leram bem, pelas pernas!) e entrámos para o rio. Com o colete nas pernas, fomos a boiar rio abaixo, enquanto observávamos e sentíamos a natureza no seu estado mais puro, os pássaros a deambular por entre as árvores e ao longe, o ruído dos elefantes.

Kanchanaburi é sem dúvida uma cidade encantadora, que nos transmite uma tranquilidade e harmonia singulares. Se a sua próxima aventura é uma viagem à Tailândia, vale a pena visitar esta cidade e sentir a beleza deste racatado lugar.

Andreia Amaro
Relações Públicas