Viagem a Lake District - Património da UNESCO

Sou suspeita para falar do Reino Unido. Com esta viagem a Lake District foi já a minha terceira vez neste país e nunca me canso, muito pelo contrário, fico com vontade de regressar. Apesar do que se diz nos media, para mim o Reino Unido foi dos poucos países que visitei, que me marcou pela positiva e que constantemente me surpreende. Da aceitação e do respeito para com inúmeras culturas, à proteção social, a consideração que têm pelo outro, o seu nível de educação, etc.

Mas passemos à parte interessante: a nossa viagem a LAKE DISTRICT.

Recomendo primeiro que tudo, caso tenham a possibilidade, a fazê-la com alguém que já tenha conduzido do lado direito, pois a primeira reação que temos ao entrar num carro e fazermo-nos à estrada é “Como assim vais fazer a rotunda pela esquerda?! Onde é que vais?!

Partimos da zona Este do Reino Unido, em direção ao Norte. Assim que nos afastámos da cidade deparámo-nos de imediato com aquela clássica diferença cidade/campo. Apesar de este ser um país que nos dá a possibilidade de fazer milhas e milhas em autoestrada (sem portagens, yey!), encontramos uma realidade diferente daquela que vemos nos media.

Parque em Lake District
Vista para o lago em Lake District

Nesta viagem a Lake District éramos 4 jovens adultos e um bebé. Durante a nossa viagem de 7 horas, encontrámos em inúmeras bombas de gasolina muito diferentes das típicas portuguesas. Todas elas têm uma espécie de mini mercearia integrada com Starbuck’s, Subway, McDonald’s, Krispy Kreme (dos melhores donut’s que já comi na vida) e Marks & Spencer. O local ideal onde não só podíamos reabastecer os níveis de cafeína mas também comprar algo em situação de urgência.

No entanto, aconselho a quem queira visitar esta zona do Reino Unido que apanhe o avião para Manchester e alugue um carro, pois a viagem até Lake District com origem no Sul acaba por ser bastante cansativa e desgastante.

No que diz respeito ao aluguer de carros, o Reino Unido faz-me quase chorar de felicidade. É nos dada a possibilidade de pagar um extra muito conveniente: por cerca de 10 – 15 libras por dia alocamos o tempo de um condutor profissional. Algo que numa viagem deste género valia o investimento, mas apercebemo-nos disso da pior maneira.

O que visitar em Lake District?

Quando chegámos, todas as paisagens em Lake District, que estavam já na nossa expectativa como maravilhosas, foram superadas. Lagos enormes, dos quais não conseguimos ver o outro lado, o chilrear dos pássaros, ovelhas à beira da estrada, montanhas épicas ainda com neve, estradas curtas onde mal cabem dois carros. Foi aquele tipo de experiência em que depois de cada curva havia uma surpresa de suster a respiração.

Vista para o lago enorme em Lake District

Ficámos alojados numa Cottage, uma típica casa de campo inglesa, numa pequena vila muito amorosa, Broughton In Furness. Apesar de pequena, é uma vila com tudo o que precisávamos. Parecia um pouco como os contos de fadas. Uma pequena mercearia, um talho, um café, e claro pub’s.

Nesta vila passeámos essencialmente em parques. Tomámos o pequeno almoço na Village Bakery, onde bebemos dos melhores lattes e comemos bolos fantásticos. Se lá forem, com toda a confiança peçam um Brownie. São incríveis.

No segundo dia da nossa estadia em Lake Distict optámos por ir até Ambleside, uma cidade bastante movimentada e muito querida (em Lake District são basicamente todas assim). Onde tivemos a possibilidade de almoçar com uma vista fantástica para o lago, num pequeno restaurante perto de onde saíam os barcos através dos quais era possível fazer um breve passeio pelo lago.

Os restantes dias foram aproveitados a passear, sustendo a respiração por cada paisagem magnânima com que nos deparávamos. Este tipo de viagem permite-nos uma liberdade única – marcar locais de referência no GPS, entrar no carro e ir à aventura…ótimo para trekkings e para estar em comunhão com a natureza.

4, 5 dias são suficientes para visitar Lake District. Caso fiquem em hotéis, recomendo que vão alterando a vossa localização de forma a conseguirem ver o parque todo.

Pub localizado em Broughton-in-Furness - Lake District
Arquitetura de hotel em Ambleside - Lake District
Pretendo voltar para conhecer mais. É a viagem perfeita para nos afastarmos do stress do dia a dia, do ruído constante da cidade, fazermos um shut down a todas as tecnologias e simplesmente descansar e aproveitar outros prazeres da vida. É maravilhoso sermos privilegiados com a pureza do ar e podermos esquecer problemas e vivermos o sonho nesta que é considerada uma das regiões mais bonitas do mundo e também classificada como Património da Humanidade pela UNESCO. Voltaremos. Certamente rejuvenescidos. Se já se imaginou num sítio calmo e repleto de harmonia como Lake Distrcit aproveite os pacotes de férias à medida da Troupi.

Joana Monteiro

Consultora de RH