Férias em Londres

Em Londres sê Londrino. Isto significa trocar o carro pela bicicleta ou pelos transportes públicos, aproveitar cada segundo de sol nos vários parques da cidade, tirar partido das dezenas de eventos culturais gratuitos e ser turista sem te sentires estrangeiro, numa das capitais mais vibrantes do mundo.

Assim que aterras, uma das primeiras palavras com que te irás familiarizar é “Oyster” – o famoso cartão que te permite andar em todos os transportes, incluindo o metro, autocarro, barco e comboio até determinadas zonas. Se quiseres descobrir a cidade ao sabor do vento, que tal alugares uma bicicleta (Santander Cycles) por £2 e aventurares-te pelas ciclo-vias do centro? A pedalar ou a pé, segue pelo famoso passeio ao longo do rio, desde o London Eye até à ponte da Torre de Londres, passando pelo Southbank Centre e pelo museu Tate Modern. Este é um roteiro muito popular aos fins-de-semana, onde vários artistas mostram o seu talento de hip-hop, pintura, comédia e dança. Ainda a Sul do rio, a ponte pedonal Millenium Bridge leva-te até à Catedral de Saint Paul, um ícone histórico. Subir à cúpula da Catedral é uma forte atração turística mas, se quiseres fazer como os locais e poupar dinheiro, vai ao Centro Comercial One New Change em frente a Saint Paul’s e sobe de elevador ao Terraço Público. Ao fim da tarde, serás surpreendido pela vista lindíssima do pôr-do-sol sob a Catedral…

Catedral St Pauls - Férias em Londres
Catedral de Saint Paul

Troca a cidade pelos espaços verdes e vai à colina de Primrose Hill ver um dos lusco-fuscos mais nostálgicos desta cidade que não dorme.

Volta ao centro e refresca-te com uma pint no primeiro pub que encontrares. Sobe ao Sky Garden e perde-te no jardim tropical com bares e restaurantes a 155 metros de altura. A entrada para o jardim é gratuita e não é preciso reserva. E porque não juntares-te à aula de yoga às 6.30am e ver o nascer do sol? Uma ótima maneira de começar o dia…

Little Venice - férias em Londres
Little Venice

Neal’s Yard é uma praça “secreta” em Convent Garden, com ambiente mediterrânico ideal para beber um cafézinho na esplanada ao sol. Outro lugar a não perder é a Little Venice perto de Paddington, com os barcos pitorescos no canal e trilhos para passeio e jogging. Se tiveres tempo e calçado confortável, explora a rota do canal entre Little Venice e Camden Lock, um total de 5km em cerca de 2 horas e 30 minutos com destino ao famoso mercado de Camden Town.

Se precisares de um espaço com boa energia para trabalhar e responder a emails, visita o café do Campus London (Google) em Moorgate, com wifi gratuita. Inscreve-te online e aproveita para espreitares o programa de eventos e workshops.  Ainda pelo mundo dos negócios, visita Canary Wharf, a Manhattan Londrina, que conta também com uma grande agenda cultural e o mercado de comidas do mundo às Terças-feiras. Durante a semana, evita a hora de ponta para não apanhares filas no metro! Ainda em Canary Wharf, parte da futura estação do Cross Rail já está aberta ao público, com um jardim exótico único e docas com restauração, onde te podes deliciar com as panquecas e pequeno-almoço Inglês no famoso The Breakfast Club.

Experimenta a cozinha Indiana nos restaurantes de Brick Lane, onde podes regatear o preço do menu. Se caril não for do teu agrado e as saudades de Portugal apertarem, então encontrarás portas abertas, sorrisos bem-dispostos e o som da máquina de café nos vários restaurantes Portugueses em Stockwell. Em Londres sê Londrino mas até os Ingleses reconhecem as maravilhas da nossa gastronomia!

Joana Jesus, Youtuber (série Casa da Joana), em Londres há 7 anos.

Notas:

Oyster Card: Hoje em dia podes também usar o teu cartão multibanco/crédito desde que tenhas contactless, mas verifica primeira se não pagas taxas por ser uma transação estrangeira. Se decidires usar o Oyster card, podes carregá-lo nas bilheteiras em modo “pay as you go” (carregamentos livres) ou optares pelo Travel Card de 7 dias (£33 ou £21.20 só de autocarro), dependendo do tempo da tua estadia. No modo de carregamentos livres, pagas por viagem (£2.40 no metro e £1.50 no autocarro) mas o máximo cobrado por dia é £6.60 (zonas 1 e 2). Mais informação visita Transport for London.

London_bicycle
Santander Cycles - Aluguer de bicicletas

Se Londres é o seu destino de sonho para as suas próximas férias, aproveite os nossos pacotes de férias à medida, ou contacte-nos.