Férias no Quénia

Férias no Quénia

Kuwakaribisha Mombasa, Bem-vindo a Mombaça!

Visitar Mombaça é uma experiência única! Consegue logo perceber-se o legado das várias civilizações aliadas ao caos das ruas, milhentas lojas que surgem a cada esquina e uma energia vibrante por toda a parte. Pessoas alegres, que falam alto e sorriem muito. A cidade de Mombaça localiza-se na costa Sul do Quénia e é a sua segunda maior cidade, com cerca de 1.2 milhões de habitantes.

Foi fundada por mercadores árabes no séc. XI e ocupada por forças do Reino de Portugal entre 1593 e 1698 e novamente entre 1728 e 1729. Mombaça é, na realidade, uma ilha, que está ligada ao continente por duas pontes e por ligações ferry a Sul (Likoni Ferry) para a zona das praias de Diani. Andar neste ferry é em si uma aventura e uma ótima forma de ver a vida da cidade, já que nele entram carros, motas, bicicletas, autocarros, pessoas a pé que carregam inúmeros bens, crianças a caminho da escola, mercadorias e animais, tudo cuidadosamente encaixado para maximizar a sua capacidade.

Viagem ao Quénia

Dentro da cidade existem inúmeros pontos de relevância a visitar. Destaca-se desde já, pela componente histórica Fort Jesus. Este forte de origem portuguesa ergue-se no topo de uma formação de coral junto ao antigo porto de Mombaça (Port Tudor) e tinha a função de defesa das rotas comerciais portuguesas entre a Índia e a Africa oriental na passagem do séc. XVI para o XVII. É património Mundial da UNESCO desde 2011.

A Cidade Velha, (na zona sudoeste da ilha e também classificada como património da Unesco, com muitos exemplos de arquitetura portuguesa e islâmica) encontra-se algo degradada e suja, as ruas são muito estreitas, mas tem vistas impressionantes sobre a baía. Muitos artistas de rua expõem aí os seus trabalhos e com um pouco de paciência é possível comprar peças lindíssimas a preços bastante baixos, já que também por aqui se pratica a arte de bem regatear.

Ainda dentro da cidade, existem outros pontos de interesse, nomeadamente a Moi Avenue, com as suas presas de elefante, que acaba por ser um dos pontos mais reconhecidos e fotografados. É também aí perto que se localiza o Posto de Turismo de Mombaça.

Para norte da cidade encontramos a Praia Nyali, com zonas públicas e zonas reservadas a hotéis. As areias são brancas e as águas cristalinas e muito quentes. É rodeada por uma barreira de coral e à beira mar, surgem pequenos caranguejos sempre a querer beliscar os nossos pés. É uma zona com inúmeros bares e restaurantes onde se pode comer muito bem e tomar uma bebida enquanto se desfruta do pôr-do-sol.

Na zona de Bamburi, uma ida ao Haller Park é obrigatória. Um parque natural, com uma grande variedade de espécies animais e vegetais da zona. Nele, é possível observar girafas, hipopótamos, crocodilos, antílopes, serpentes, búfalos, entre outros. O staff é muito atencioso e é possível aos visitantes acompanharem a rotina de alimentação das diversas espécies, que estão organizadas por horários. Outra grande atração deste parque são as tartarugas, algumas já com mais de 100 anos de existência.

Para Sul nestas férias no Quénia, a cerca de uma hora, ficam as praias de Diani, uma língua de areia com quase 30 km, um paraíso de areia fina e branca, praias praticamente desertas ou com praticantes de kite surf. São conhecidas pelos seus recifes de coral e pelos macacos pretos e brancos que andam por todo o lado. Atenção a estes meninos, que se puderem roubam comida e bebem os restos das bebidas dos copos deixados nas mesas.

Viagem ao Quénia

Nesta zona existem muitos pescadores com pirogas típicas (é um tipo de embarcação, característica da África, da Oceânia e da América indígena) que podem ser alugadas para ir até aos recifes de coral. O mergulho é uma prática muito comum que nos leva a ver as imensas espécies de peixes e estrelas-do-mar. Na zona da praia estão também disponíveis passeios de camelo ou rotas de bicicleta para visitar aldeias locais.

É nesta área que se encontra a maioria das empresas de safaris de observação animal e que organizam visitas ao Parque Nacional Tsavo East.

Este parque está a cerca de 100 km de Mombaça e é das maiores áreas protegidas do Quénia, onde podem encontrar-se os chamados Big Five (elefante africano, búfalo, rinoceronte negro, leão e leopardo), para além de muitos outros como: zebras, girafas, serpentes, antílopes, aves. Aqui sente-se a verdadeira África! O cheiro, a terra vermelha, o céu azul sem nuvens, a magia de estar de férias numa selva do Quénia e toda a sua imensidão. Existem opções para safaris de 1 ou mais dias, sendo possível pernoitar no Parque Nacional, uma experiência única.

Mombaça tem de tudo. Praias, história, vida selvagem, boa comida, especiarias, chás de todo o tipo, café delicioso, povo afável, estradas desorganizadas, filas de trânsito impossíveis e vendedores de rua por toda a parte. Para estas férias no Quénia não esquecer do visto, das vacinas adicionais recomendadas, bem como a profilaxia da malária. Nesta viagem só não vi … um único caixote do lixo fora do hotel, a questão da sujidade em algumas zonas da cidade deixa um pouco a desejar.

Na Troupi temos o pacote de férias ideal para a sua viagem ao continente Africano, consulte-nos já.

Susana Neves, Empresária