Férias em Lanzarote | Blog Troupi

Onde se situa a ilha de Lanzarote e onde ficar alojado?

Lanzarote é uma das ilhas do arquipélago das Canárias, muito próxima da costa da África Ocidental. Por vezes é até associada como uma ilha pertencente a África, mas na verdade é território Espanhol, tal como as ilhas Baleares situadas no Mar Mediterrâneo, e até mesmo a nossa portuguesa Região Autónoma da Madeira. Sendo uma das menos visitada do arquipélago, Lanzarote é também a ilha mais vulcânica e das mais antigas das Canárias.

Para além de vulcões, lagos verdes, areia preta, campos de catos, paisagens de tirar o fôlego e muito mais, este é, sem dúvida, um destino de sonho também pelas suas praias de areia branca e fina e águas cristalinas.

É uma ilha pequena, com uma área de cerca de 845 km e pouco mais de 146 mil habitantes e, por isso, tranquila. Ainda assim, existem pontos que merecem a sua visita nestas férias se procura:

As melhores praias

Se preferir umas férias em Lanzarote junto às melhores praias opte por um alojamento em Playa Blanca. Aqui ficará nas proximidades de baías naturais que têm uma beleza única. Mais à frente iremos apresentar as melhores opções para ir a banhos nestes dias de lazer.

Férias de Luxo

Se não prescinde de algum luxo nas suas férias, em Lanzarote pode procurar alojamento em Puerto Calero. Aqui, perto de Puerto del Carmen, poderá dar um passeio ao final da tarde pela Marina, onde encontrará um ambiente repleto de restaurantes, lojas das melhores marcas e rodeado de palmeiras.

Cultura

Lanzarote é uma ilha relativamente pequena, mas repleta de cultura de norte a sul. É, por isso, bastante rápido deslocar-se de uma atração para outra, no caso de alugar um carro para as suas férias em Lanzarote. Ainda assim, se pretender tirar o maior proveito das criações mais importantes da ilha, um alojamento a norte poderá poupar-lhe tempo nas deslocações.

Vida Noturna

Entre toda a beleza natural desta ilha vulcânica, é durante a noite que alguns pontos da ilha ganham outra luz. Neste caso, as luzes da pista. Se, mesmo nestas férias em Lanzarote, não vai ser capaz de abdicar de um pezinho de dança, saiba que este destino tem uma oferta de discotecas e bares de música ao vivo que certamente não irá desiludir.

Como é o tempo e qual a melhor altura para férias em lanzarote?

Sendo uma ilha com um clima subtropical desértico, as temperaturas são amenas ao longo do ano e a precipitação é reduzida, o que faz deste destino situado nas Ilhas Canárias, uma excelente escolha para qualquer estação do ano.

É a partir da Primavera que as temperaturas começam a subir e a chuva é praticamente inexistente, chegando à média de 24°C, antecipando o clima de Verão durante o qual as máximas variam entre os 26°C os 29°C e as mínimas raramente descem dos 15°C – com maior ênfase nos meses Julho e Agosto.

Mesmo nos meses de Inverno, não estranhe se os termómetros não baixarem os 20°C em alguns dias.

O que visitar em Lanzarote?

Lanzarote é muito mais que um cenário montanhoso, praias de areia preta e casas brancas, o que por si só já é incrível. Constituída por paisagens vulcânicas e formação geológicas, esta ilha ganha uma beleza ímpar, o que lhe conferiu em 1993 a distinção de Reserva da Biosfera, concedida pela UNESCO.

Não se iluda com a ideia de que esta ilha, por ter reduzidas dimensões, possa ter poucas atrações merecedoras de visita, ou que as mesmas poderão ser contempladas num curto espaço de tempo. Na verdade, uma semana de férias neste paraíso do Atlântico é o tempo ideal para poder explorar toda a sua beleza – isto se optar por alugar um automóvel, a nossa sugestão passa por aqui.

Seja à chegada ao aeroporto ou perto do seu alojamento de eleição, nesta ilha não irão faltar pontos onde poderá alugar uma viatura para começar esta sua jornada nas Canárias. Aproveite o facto de o combustível ser consideravelmente mais barato, comparado aos preços praticados em Portugal e que a distância entre os pontos mais distantes da ilha é apenas de cerca de 70 quilómetros. A juntar a isto, de uma ponta da ilha à outra não irá encontrar uma portagem para pagar que seja.

Preparados? Vamos!

Mirador del Rio

Começamos pelo Norte, bem numa ponta extrema da ilha e com uma vista desta não poderíamos começar melhor. A quase 500 metros de altitude temos uma impressionante paisagem para a Graciosa – uma pequena ilha pertence ao arquipélago, com cerca de 29 quilómetros quadrados e pouco mais de 700 habitantes.

Inserida nas imediações de uma antiga base militar do século XIX, o Mirador del Rio é um exemplo de conjugação de arte e natureza. É também uma das obras arquitetónicas mais representativas de César Manrique. Decore este nome, voltaremos a falar nele daqui a pouco.

Los Jameos del Agua

O próximo ponto a visitar é também a norte da ilha, ficando a pouco mais de 10 quilómetros do Mirador del Rio. Esta foi a primeira obra com o toque de César Manrique na ilha e trata-se de uma série de grutas vulcânicas, localizada no município de Haría. No seu interior, e ligeiramente iluminado, verá um lago inserido num ambiente tranquilo, com uma característica particular sobre quem lá habita: uma espécie de caranguejo albino, única em todo o mundo. Imagine uma moeda de um cêntimo. Agora imagine um caranguejo desse tamanho ou até mais pequeno.

Caverna de Lava - Jameos del Agua em Lanzarote

Ainda no interior da gruta e junto a estas peculiares criaturas, existe um outro lago inserido num fundo de palmeiras. Ainda de visita ao Los Jameos del Agua, no interior da própria caverna poderá encontrar um auditório com uma sonoridade que só neste tipo de ambiente poderá ser sentido. Informe-se no interior sobre os horários dos espetáculos a acontecer nesta sala caso seja do seu interesse.

Cueva de los Verdes

Continuamos a Norte e agora não percorremos mais que 1 quilómetro até chegarmos à nossa próxima visita – Cueva de los Verdes. Trata-se de uma gruta ímpar com aparência mitológica, resultado da erupção do Vulcão de la Corona. O resultado foi um túnel subterrâneo com mais de 6 quilómetros de comprimento, com direção ao mar. A visita ao centro da terra, se lhe podermos assim chamar, é guiada e narrada em castelhano e inglês. Deverá levar calçado e roupa confortável, pois os trilhos estreitos em alguns pontos da exploração assim o pedem. O percurso é feito com alguma facilidade, embora seja necessária alguma prudência ao caminhar, devido às irregularidades inerentes a uma formação vulcânica deste género.

Como se este cenário extraordinário não bastasse, será surpreendido ao longo da visita com uma particularidade muito característica desta formação natural. Não vamos dar pistas. Marque a sua visita a Lanzarote e descubra por si.

Jameos-del-Agua2

Fundação César Manrique

Começamos a descer na ilha e na zona central podemos visitar a Fundação César Manrique. É notável em qualquer ponto da ilha deparar-se com referências a este nome constantemente. César Manrique foi pintor, escultor e arquiteto. Foi nos anos sessenta que o artista decidiu regressar definitivamente à ilha de Lanzarote e dar início ao seu projeto: usar a ilha como tela para projetar as suas ideias e convicções, em prol da terra e do meio ambiente. Desde miradouros, jardins, centros culturais entre outros, Manrique tem uma intervenção artística singular, que pode ser contemplada não só na ilha de Lanzarote, como noutras deste arquipélago.

Casa José Saramago

Muito próxima da paragem anterior e rumando até sul, a nossa próxima visita é a Casa José Saramago e como o próprio nome indica, esta foi a casa onde o escritor português, Prémio Nobel da Literatura, viveu a maior parte do seu tempo nos seus últimos 18 anos de vida. Foi, após a sua morte, transformada em museu e ficou disponível para visita na povoação de Tías. À vossa espera estará um guia que demonstra um enorme conhecimento e admiração pela vida do autor português. Pode visitar a Casa-museu de segunda a sábado e, quem sabe, como sugestão de um recuerdo, poderá comprar uma obra escrita por Saramago, disponível na loja, onde poderá encontrar exemplares de todos as obras do escritor em português ou traduzidas noutras línguas.

Parque Nacional Timanfaya

Parque Nacional Timanfaya em Lanzarote

Localizado na costa ocidental de Lanzarote, o Parque Nacional de Timanfaya é uma paragem obrigatória para quem está a planear umas férias em Lanzarote. Este cenário natural com mais de 5000 hectares foi o resultado das erupções vulcânicas extremamente vigorosas ocorridas ao longo do século XVIII. Para visitar e sentir mais de perto as paisagens vulcânicas, poderá optar por subir estas terras vermelhas de dromedário. Um cenário completamente inalterado pela mão do Homem, que demonstra o percurso da lava que outrora teve lugar neste lugar que, não fosse pelo céu azul, quase que passaria por um quadro registado em Marte.

Parque Natural de Los Volcanes

Cerca de 2 quilómetros ao lado encontramos a nossa próxima paragem. O Parque Natural de Los Volcanes demonstra bem o impacto do arrefecimento da lava originada pela última erupção vulcânica sentida pela ilha. Pela sua peculiaridade, esta zona foi declarada como área de proteção especial para aves, devido à adaptação das mesmas às excecionais condições ambientais nesta zona da ilha. A presença de vegetação é bastante escassa.

Quais as melhores praias em Lanzarote?

Terminámos a visita a sul da ilha, agora é tempo de aproveitar e conhecer as melhores praias de Lanzarote. Em todo o arquipélago, Lanzarote é o melhor destino se procura conciliar praias e diversão. Entres as melhores praias, destacamos algumas que os veraneantes não vão querer perder:

Melhores praias em Lanzarote: Playa Papagaio, Playa Mujeres, Playa Flamingo e Famara

Playa Papagaio

Localizada a sul da ilha, esta pequena praia está inserida na zona Papagayo – com algumas pequenas praias vizinhas e um enquadramento entre falésias. Não é ao acaso que apresentamos esta praia em primeiro lugar. Areia fina, águas calmas e cristalinas é o suficiente para elegermos esta praia como a nossa favorita, neste que é o pedaço de terra mais oriental do arquipélago.

O único contra será mesmo o caminho até à praia. A mesma situa-se numa ponta e, apesar de ser de fácil estacionamento, o caminho até lá é bastante sinuoso. Ainda assim, o cenário que terá à sua espera irá certamente compensar o esforço. Deverá contar ainda com apenas um bar no topo desta praia.

Playa Mujeres

Ainda na zona Papagayo, é altura de visitarmos a Playa Mujeres. Será ideal para si, se procura uma praia com maior areal, o que a leva a ser muito apreciada por famílias, pois não faltará espaço para brincadeiras, não fosse esta a maior praia desta zona. Em termos de acessibilidade, apesar de estar inserida na mesma zona, não terá de percorrer um caminho tão rebuscado por tanto tempo até ver as águas límpidas desta praia. Uma boa alternativa à Playa Papagaio.

Playa Flamingo

Num contexto um pouco diferente viajamos agora até Playa Blanca. Aqui poderá contar com uma praia inserida num ambiente mais turístico. O passeio marítimo no qual está integrado, permite que tenha à disposição uma generosa quantidade de bares, restaurantes e outras superfícies comerciais ao longo da sua extensão. Não quer isto dizer que iremos estender a tolha num cenário totalmente distinto das praias anteriores. Vai encontrar à mesma um quadro perfeito de areia dourada e águas turquesas.

Playa Famara

Rumando até norte, com destino a Caleta de Famara, estacionamos junto à Playa Famara. Se as sugestões anteriores conseguem ser semelhantes no que toca à preferência dos banhistas, esta acaba por ser um pouco ímpar até porque se localiza a norte, muito próxima da ponta oposta da ilha, com tudo aquilo que isso possa sugerir. Encontramos aqui muito mais vento, o que poderá significar um mar mais agitado. Condições ideias para todos aqueles que procurem desporto aquáticos nestas férias em Lanzarote.

Lanzarote ficou na nossa lembrança pela sua beleza única, certamente também se renderá. Pronto para viajar?

Pacote Low Cost - Setembro

De 23/09/2019 a 30/09/2019
Partida de Lisboa
Hotel Blue Sea los Fiscos 3*
Regime: Tudo incluído
Seguro + transfer incluído

Preço por pessoa: 460€

Pacote RECOMENDADO - Setembro

De 23/09/2019 a 30/09/2019
Partida de Lisboa
Hotel Blue Sea Costa Bastian 4*
Regime: Tudo incluído
Seguro + transfer incluído

Preço por pessoa: 460€

Pacote Low Cost - Outubro

De 13/10/2019 a 20/10/2019
Partida de Lisboa
Hotel Blue Sea los Fiscos 3*
Regime Tudo incluído
Seguro + transfer incluído

Preço por pessoa: 540€

Pacote RECOMENDADO - Outubro

De 13/10/2019 a 20/10/2019
Partida de Lisboa
Hotel Blue Sea Costa Bastian 4*
Regime Tudo incluído
Seguro + transfer incluído

Preço por pessoa: 580€