
Será que umas férias num cruzeiro é só para a terceira idade? Passar as férias preso a um barco em alto mar? Tantas horas a navegar, o que fazer para ocupar o tempo? Será que a movimentação das ondas não causará indisposição? Será uma boa opção para as crianças? Se já se fez todas, ou algumas destas perguntas, fique connosco até ao fim deste artigo, pois iremos esclarecer alguns mitos que existem em torno das viagens em cruzeiros. Desafiamo-lo a ler e a sentir muita vontade de embarcar connosco nesta aventura.
O mundo dos cruzeiros ainda permanece um mistério para muitos no ocidente, e por isso, torcemos o nariz sempre que alguém nos apresenta esta hipótese para as férias. A verdade é que, viajar num cruzeiro pode ser uma experiência absolutamente avassaladora e marcante, de tal forma, que as estatísticas mostram que 92% das pessoas que viajam num cruzeiro voltarão a escolher este tipo de viagem. Fazer esta escolha não assenta em apenas decidir o destino das suas próximas férias, nem o meio de transporte que irá utilizar, muito menos os lugares que irá visitar ou qual o alojamento a reservar. Partir de férias num cruzeiro é ter tudo isto num só. Pois o cruzeiro não é apenas um meio de transporte; sim, o barco irá levá-lo de um lugar para o outro, mas esse não é o seu único propósito. Passar umas férias num cruzeiro, é como viajar com o mundo às costas, sem precisar de se preocupar com nada.
O barco será o seu alojamento, mas será também o lugar onde poderá fazer todas as suas refeições, onde poderá fazer aquelas compras de última hora, onde poderá ir ao cinema ou assistir a um concerto, uma peça de teatro, um musical, você escolhe. Ainda não está convencido? Se é do tipo de pessoa que não passa sem aquela rotina matinal de exercício físico, não se preocupe, não só terá um ginásio totalmente equipado, como poderá escolher fazer um jogging com constante vista para o mar, ou ainda, praticar um dos vários desportos disponíveis a bordo. O cruzeiro é o lugar ideal para se divertir, relaxar, mergulhar, exercitar, reinventar e ainda ganhar aquele bronze de invejar. Tudo isto, enquanto o barco abre caminho até aos melhores destinos por este mundo fora.
Introdução feita, surge o momento em que as famílias questionam o que um cruzeiro poderá ter de tão interessante para uma criança, um adolescente ou um jovem? Pois é, parece que algumas linhas de cruzeiros também fizeram a mesma pergunta e criaram atrações absolutamente impossíveis de recusar para os mais pequenos: de campos de futebol a de basquet ou mini golf, piscinas a grandes escorregas, simuladores de surf, grandes paredes de escalada a simuladores de gravidade, até carrinhos de choque e pistas de gelo, salão de jogos e video-jogos, cinemas 3D e clubes para todas as idades. O mais incrível é que estas opções de entretenimento podem ser partilhadas em família, tornando as férias de todos memoráveis.
Agora que está provavelmente com tanta vontade de iniciar esta viagem, vamos dar-lhe algumas dicas úteis que o ajudarão a fazer a melhor escolha para as suas férias!
Como escolher o meu cruzeiro?

Para escolher o melhor cruzeiro para as suas férias, é importante explicarmos o que essa escolha engloba. Até agora já o introduzimos às bases, mas estamos prestes a apresentá-lo a todo um novo mundo de alternativas.
Praticamente à semelhança de quando escolhemos o nosso carro, aqui o objetivo é ter o mesmo carro para todos, que nos leva do ponto A ao ponto B. No entanto, é a marca que escolhemos, quantos lugares, se possui ar condicionado, cruise control, câmaras traseiras ou dianteiras, entre outras características, que tornarão a experiência de condução especial.
Assim, vamos dividir os cruzeiros em dois grupos: cruzeiros fluviais (de rio) e cruzeiros marítimos (de mar). Além do itinerário, distinguem-se pelo tamanho dos barcos e os tipos de serviço que oferecem. Abaixo, veja uma lista das principais linhas de cruzeiro para cada opção.
Que tipos de cruzeiros tem à sua escolha?
Azamara, Celebrity, Crystal, Cunard, Holland America, Oceania, Princess, Regent Seven Seas, Seabourn e Silversea.
Carnival, Costa, Disney, MSC, Norwegian, P&O, Pullmantur e Royal Caribbean.
Azamara, Crystal, Cunard, Oceania, Regent Seven Seas, Seabourn e Silversea.
AmaWaterways, Avalon Waterways, Crystal River, Scenic, Uniworld Boutique, Viking, Tauck River.
Em geral, os cruzeiros fluviais não são recomendados para crianças, existindo até algumas linhas que limitam a entrada de crianças com menos de 12 anos. No entanto, existem algumas excepções, pelo que, se desejar viajar com os seus filhos num cruzeiro fluvial, não hesite em contactar-nos, encontraremos a melhor opção para si.
Cada linha de cruzeiro possui a sua frota e cada barco, com características diferentes. Assim, sugerimos que não faça a sua opção somente com base no melhor itinerário, o que englobe todos os lugares que deseja visitar, deverá também ter em conta a linha de cruzeiro que proporciona a viagem e qual o barco. Negligenciar essa necessidade poderá resultar numa má experiência.
O que levar para umas férias num cruzeiro?

O cruzeiro já está escolhido e os detalhes da viagem estão todos tratados pela Troupi, a sua agência de viagens. Chegou o momento de fazer as suas malas, mas o que levar? Abaixo encontram-se alguns itens que consideramos indispensáveis para uma viagem num cruzeiro:
- Passaporte, de preferência numa capa impermeável e uma cópia extra
- Capa de telefone à prova de água
- Carregador portátil (powerbank)
- 1 peça de roupa formal – faz parte da tradição que um dos jantares a bordo seja na companhia do capitão do barco, sendo normalmente o dress code escolhido o formal
- Protetor solar
- Chapéu
- Binóculos
- After sun ou aloe vera
- Roupa e calçado apropriado para desempenhar diversas atividades
- Fato de banho e cover up
- Chinelos e sapatos fechados
- Mochila ou bolsa de praia
- Produtos de higiene pessoal extra
- Medicamento para indisposição ou enjoos (motion sickness)
- Dinheiro para gratificações (gorjetas), caso não sejam previamente incluídas