A minha melhor amiga mudou-se para Los Angeles, os Coldplay iam lá dar um concerto, e eu sou uma geek 🤓 de cultura televisiva americana que adorou o La La Land. Era óbvio que esta viagem a Los Angeles tinha de acontecer!
Como sempre, quando mais cedo for possível fazer a reserva dos bilhetes de avião melhor, mas mesmo comprando apenas com um mês de antecedência, algumas companhias como a British Airways apresentam ainda valores bastante aceitáveis.
Los Angeles é uma cidade enorme com vários bairros, cada um com a sua identidade.
Eu fiquei alojada em Echo Park que é uma zona que aconselho vivamente. É uma zona segura e central, com personalidade muito própria e simultaneamente divertida e descontraída. Tem um pouco de tudo, desde cafés fantásticos para pequenos almoços e brunchs, a bares com petiscos e diferentes tipos de bebidas onde podem passar durante a noite e ouvir boa música, a drive thru diversos, a bares / discotecas de pequenas dimensões onde é possível dançar e conversar, e ainda cinemas tipicamente americanos, como os que aparecem nos filmes mais antigos (aconselho muito uma ida ao Vista Theatre – 4473 Sunset Dr).
Em Echo Park destaco como imprescindível uma visita ao Echo Park Lake, um jardim enorme com uma fonte no meio, diversa fauna e flora e Wi-Fi gratuito para que possam planear o vosso dia-a-dia.
O meu primeiro dia foi obviamente dedicado à zona Hollywoodesca, uma vista de perto ao sinal de Hollywood, o Warner Bros Studio (65$) (convém comprar as entradas pelo site porque fica mais em conta e dedicarem no mínimo uma manhã para usufruírem dos sets das séries e filmes deste estúdio!), o Walk of Fame (podem percorrer os cerca de 2 km de passeio, ou procurar o artista que desejam encontrar aqui. O TCL Chinese Theatre (onde podem procurar as mãos e pegadas de vários artistas da história do cinema, desde o inicio até à atualidade), o Dolby Theatre, onde acontece a cerimónia dos Oscars, e uma tour pela casa das celebridades. Relativamente a esta tour, aconselho a da Starline Tours (47$ online) porque vai explicando as histórias das celebridades, passando por alguns ícones cinematográficos, como por exemplo o hotel do filme Pretty Woman.
Nota: caso desejem ir ao WB Studio e fazer a Movie Star Home Tour, existem pacotes no site da Starline Tours que permitem poupar uns bons dólares!
Ainda sobre o sinal de Hollywood, o mesmo é visível em imensas partes da cidade, mas se tiverem oportunidade vão a esta morada: 3000 Canyon Lake Drive. É um parque destinado a passeios de cães, onde qualquer pessoa pode entrar gratuitamente, com estacionamento a alguns metros de distância e que tem uma vista limpa para o sinal.
– Santa Monica –
A escolha do outro dia de praia recaiu em Laguna Beach devido à minha obsessão de adolescente com a série The O.C. Pelo caminho passam por Newport Beach e mal se avista a praia é possível ver a colina cheia de vivendas luxuosas – só os fãs da série é que vão ficar entusiasmados com este parágrafo, e provavelmente a esta altura já estão a cantarolar:
"Califoooorniiiia, here we cooooome"
Aconselho na mesma uma visita a quem não vibrou com esta série porque as praias da zona por si só merecem uma visita, e têm vários bares onde é possível beber algo enquanto observam o pôr do sol, que é incrível (Lisboa tem dos melhores pores do sol do mundo, como é de conhecimento geral, portanto acreditem que quando digo que os de lá são incríveis é porque são meeeesmo).
Deixei para último o Griffith Observatory porque merece ser visitado mais do que uma vez nesta viagem a Los Angeles, se tiverem oportunidade – tanto de dia como de noite.
De dia é possível visitarem o interior do observatório que tem uma exposição gratuita e exibições com hora marcada no planetário com um pequeno custo. Tanto de dia como de noite, a vista do cimo do observatório é absolutamente fabulosa, não sendo comparável a qualquer outra vista da cidade, na minha opinião e o por do sol é único e indescritível. Tenham atenção e vejam o calendário do Observatório, porque em dias com eventos ou concertos no Hollywood Bowl situado ao lado, algumas zonas ficam vedadas a visita, e o trânsito fica caótico nessa zona (ainda mais que o caos habitual de trânsito existente em todas as horas em LA ahahah).
Se puderem alugar um carro para a vossa viagem, façam-no porque vai ser tudo mais fácil e rápido. Se não existem autocarros para grande parte dos sítios, que custam 1,75$ e o bilhete é comprado a bordo, demoram é um pouco mais de tempo devido ao trânsito caótico da cidade. O Uber é outra alternativa bastante acessível, selecionando a opção UberPool, em que partilham a viatura com mais passageiros que vão na mesma direção do vosso destino. Usei algumas vezes e nunca me senti insegura, pelo contrário, como em LA há uma grande predisposição das pessoas para interagirem entre si, alguns dos outros passageiros até me deram dicas úteis de locais a visitar.
LA é uma cidade muito friendly, mesmo para quem viaja sozinho que foi o meu caso grande parte do tempo. Embora seja frequente vermos pessoas a falar sozinhas na rua (assim como em Nova Iorque) e que os turistas se possam assustar com isso, na minha estadia nunca vi nenhum a ser agressivo em circunstância alguma.
Havendo tempo disponível, dediquem uns dias a Disney Anaheim (Disney Park + Disney California Adventure) e ao Universal Studio – um enorme parque de diversões com estúdios de filmagens e também uma zona dedicada à saga Harry Potter. Eu não cheguei a ir, mas numa próxima ida irei com certeza.
A Cidade dos Anjos fica bastante perto de outras cidades que podem visitar de comboio como Santa Barbara e San Diego, e de avião como São Francisco, com bilhetes entre os 75$ e os 100$ respetivamente.
Uma última dica para os fãs de cinema: seeing-stars.com. Este site além de disponibilizar a localização de vários sets de filmagens que podem visitar, tem o calendário de eventos que me permitiu assistir à uma entrega de estrela no Walk of Fame à atriz Debra Messing. Apesar de não ser sua super fã, é uma cerimonia muito gira de assistir para quem, como eu, se interessa por tudo o que é relacionado com filmes e séries.
Secretária de Produção em Cinema e Publicidade