Ksamil - Praias na Albânia

Queríamos um destino no qual fosse possível conjugar uns dias de praia e locais de interesse para visitar mas, sobretudo, que fosse barato! Foi assim, e com a ajuda do mapa, que nos deparámos com a Albânia! Bastou uma simples pesquisa para ficarmos fascinados com as praias do Sul do país. Foram muitos os comentários de admiração e preocupação da família, pois “ninguém vai de viagem para a Albânia!”, além de que “deve ser só máfia, tenham cuidado!”. Bastante entusiasmados, lá partimos nós para a nossa viagem de 9 dias em Junho, por terras Albanesas e pouco conhecidas do resto do mundo.

Começámos por 2 dias em Tirana, a capital da Albânia. À chegada, já tínhamos tudo combinado com a agência de rent-a-car, que nos foi buscar ao aeroporto e nos transportou até ao local onde estava o carro. Chegámos de noite e cometemos o gigantesco erro de não termos alugado carro com GPS e também não havia como colocar GPS no telemóvel. Parámos para falar com polícias no centro da cidade para nos darem indicações, mas inglês para eles é o mesmo que albanês para nós. Encontrámos, por sorte, um taxista que arranhava o inglês e, por gestos e meias frases, lá conseguimos chegar ao nosso hotel. Já era tardíssimo, perto das 23h, mas a cidade é cheia de vida e conseguimos jantar facilmente num restaurante típico, onde fomos a pé.

No dia seguinte, acordámos com aquele desejo de pequeno-almoço de hotel! Mas esqueçam… os pequenos-almoços nada têm a ver com o que se espera encontrar, e isto é válido para o resto do país. Desde a manteiga ser margarina, não haver pão (ou haver uma espécie de) e existirem várias opções de legumes ao pequeno-almoço. Lá conseguimos ultrapassar a nossa frustração e fomos conhecer Tirana!

Parque com um lago na Albânia

A cidade percorre-se facilmente a pé, pois é plana e os pontos de atração são de visita rápida. Era Junho e estava já bastante calor! Aconselho roupas bem leves, um calçado confortável, e estão prontos para conhecer a cidade por inteiro. Façam um passeio pelo grande parque que tem um lago numa das pontas da cidade, perto da área dos restaurantes, uma volta no teleférico e uma visita no Bunk’art

Vão reparar que não há centros comerciais, mas há lojas de rua que vendem de tudo um pouco, o que torna os passeios a pé (e mesmo de carro) bastante interessantes e engraçados. As estradas não são fantásticas e a condução dos albaneses também não ajuda, por isso aconselho atenção e foco redobrados, mesmo quando só apetece virar o olhar para a arquitetura estranha das casas (acabadas ou inacabadas, mas já habitadas) ou para os artigos que as lojas de rua têm à venda, ou para qualquer outro acontecimento estranho que esteja a ocorrer (e que podem ser vários e frequentes!)

Esta cidade tem uma vida muito própria, mesmo de noite, tanto os restaurantes como as lojas de rua fecham bastante tarde. Sempre nos sentimos seguros, em cada esquina havia polícias e nunca assistimos a nada que nos fizesse sentir receio.

Ksamil - A pérola turquesa na Albânia

Ksamil - Um destino de praia na Albânia

Depois de Tirana, foi a vez de seguirmos para o nosso destino de praia em Ksamil. Parámos em Berat para almoçar e continuámos viagem. 

Chegámos a Ksamil já com o sol a pôr-se e ansiámos pelo dia seguinte, para podermos dar início aos maravilhosos dias que nos esperavam. Ksamil tem praias pequenas, com mar em vários tons de azul e de temperatura bastante agradável, a pedir mergulhos das plataformas em madeira. As noites pedem um passeio no calçadão de Sarande após o jantar, rente ao mar, e com um gelado de sobremesa.

Barcos no mar límpido da Albânia
Praias paradisíacas em Ksamil na Albânia

Para quem tiver tempo, é de aproveitar a travessia de ferry entre Sarande e Corfu (ilha Grega). Fomos de manhã e regressámos ao final da tarde. Alugámos uma mota e divertimo-nos a conhecer a Old Town, debaixo de um calor fortíssimo. Quem puder, que passe uma noite em Corfu, para visitar a cidade e os seus arredores com mais calma, bem como as suas praias. No entanto, um dia por lá também já dá para sentir a cidade. Vale bem a pena, principalmente se levarem traje de praia!

Passeio pela cidade na Albânia
Passeio por Albânia

Dicas para viajar até Albânia

✔     Se quiserem ficar apenas por Tirana, não precisam de carro. Mas se a ideia é percorrer o país, então vale bem a pena o aluguer, pois os transportes são bastante lentos e sem horário regular. Aluguem carro com GPS ou comprem GPS para o telemóvel! São raros os albaneses que falam inglês, e é praticamente impossível darem indicações que se perceba.

✔     Na Albânia a comida no geral é muito boa e barata, baseada em estufados e em vegetais. Também se comem muitos mexilhões! Restaurantes por onde passámos e que aconselho: Era (Tirana), Antigoni (Berat), Guvat e Abiori (Ksamil), Mare Nostrum (Sarande).

✔     Não se deixem contagiar pelo “deixa andar” da má condução deles, porque se os polícias tiverem de multar, multam mesmo!

✔     Falem ou não inglês, o povo Albanês é excecionalmente simpático e hospitaleiro!

 

Joana Peres Carneiro

Psicóloga Clínica