Hollywood - Viagem a Los Angeles

A minha melhor amiga mudou-se para Los Angeles, os Coldplay iam lá dar um concerto, e eu sou uma geek 🤓 de cultura televisiva americana que adorou o La La Land. Era óbvio que esta viagem a Los Angeles tinha de acontecer!

Como sempre, quando mais cedo for possível fazer a reserva dos bilhetes de avião melhor, mas mesmo comprando apenas com um mês de antecedência, algumas companhias como a British Airways apresentam ainda valores bastante aceitáveis.

Eu fiquei alojada em Echo Park que é uma zona que aconselho vivamente. É uma zona segura e central, com personalidade muito própria e simultaneamente divertida e descontraída. Tem um pouco de tudo, desde cafés fantásticos para pequenos almoços e brunchs, a bares com petiscos e diferentes tipos de bebidas onde podem passar durante a noite e ouvir boa música, a drive thru diversos, a bares / discotecas de pequenas dimensões onde é possível dançar e conversar, e ainda cinemas tipicamente americanos, como os que aparecem nos filmes mais antigos (aconselho muito uma ida ao Vista Theatre – 4473 Sunset Dr).

Echo Park em Los Angeles

Em Echo Park destaco como imprescindível uma visita ao Echo Park Lake, um jardim enorme com uma fonte no meio, diversa fauna e flora e Wi-Fi gratuito para que possam planear o vosso dia-a-dia.

O meu primeiro dia foi obviamente dedicado à zona Hollywoodesca, uma vista de perto ao sinal de Hollywood, o Warner Bros Studio (65$) (convém comprar as entradas pelo site porque fica mais em conta e dedicarem no mínimo uma manhã para usufruírem dos sets das séries e filmes deste estúdio!), o Walk of Fame (podem percorrer os cerca de 2 km de passeio, ou procurar o artista que desejam encontrar aqui. O TCL Chinese Theatre (onde podem procurar as mãos e pegadas de vários artistas da história do cinema, desde o inicio até à atualidade), o Dolby Theatre, onde acontece a cerimónia dos Oscars, e uma tour pela casa das celebridades. Relativamente a esta tour, aconselho a da Starline Tours (47$ online) porque vai explicando as histórias das celebridades, passando por alguns ícones cinematográficos, como por exemplo o hotel do filme Pretty Woman.

Nota: caso desejem ir ao WB Studio e fazer a Movie Star Home Tour, existem pacotes no site da Starline Tours que permitem poupar uns bons dólares!

Podem ainda explorar o Paramount, o museu da cera Madame Tussauds e o Hollywood Museum (15$). De todos estes locais, o mais icónico e de certa forma menos turístico é mesmo o museu de Hollywood, onde vão descobrir a tudo sobre a evolução de Hollywood, desde a alteração do sinal, ao desenvolvimento da história do cinema, com milhares de funny facts que qualquer amante da 7ª arte vai adorar!

Ainda sobre o sinal de Hollywood, o mesmo é visível em imensas partes da cidade, mas se tiverem oportunidade vão a esta morada: 3000 Canyon Lake Drive. É um parque destinado a passeios de cães, onde qualquer pessoa pode entrar gratuitamente, com estacionamento a alguns metros de distância e que tem uma vista limpa para o sinal.
O 2º dia foi dedicado à zona de Beverly Hills, que tem um jardim bastante grande e bonito, e onde se situa a Rodeo Drive – a longa avenida de lojas de marcas de elite. É uma zona engraçada para se passear em modo preguiçoso de domingo, assim como para observar as palmeiras de troncos gigantes tão características da Califórnia. Nesse dia façam uma paragem no Farmers Market, o mercado mais antigo de LA com várias opções para refeições, petiscos, gelados, etc. Para os amantes de Arte Moderna, pode ainda aproveitar este para visitar o LAMCA (LA County Museum of Art) que têm exposições diversas e rotativas – podem verificar no site que exposição vai estar presente na altura da vossa viagem. Existem várias opções de praias como Hermosa, Redondo (onde foram filmadas alguns exteriores da série The O.C), Long Beach (onde se encontra o legendário Queen Mary), Santa Monica, Venice, Laguna, etc. Reservei um dia para Santa Monica, uma das praias mais longas de LA, com um Pier que tem vários restaurantes, uma roda gigante entre outras diversões, artistas de rua que tocam e cantam por gorjetas, o final da Route 66, e ainda vários stands onde é possível alugar bicicletas à hora (cerca de 4$/h). Se seguirem pelo paredão de bicicleta, em cerca de 20 minutos é possível chegar a Venice que apesar de ser logo ao lado, tem uma onda muito diferente, muito mais artística e menos turística. O passeio entre Santa Monica e Venice feito de bicicleta permite ir vendo o vasto areal, as várias casinhas de nadador salvador iguais aquelas que crescemos a ver na TV na série Baywatch, as palmeiras tão características desta zona, entre tantos outros pormenores que se perdem quando fazemos as viagens de transportes público ou de carro.

– Santa Monica –

A escolha do outro dia de praia recaiu em Laguna Beach devido à minha obsessão de adolescente com a série The O.C. Pelo caminho passam por Newport Beach e mal se avista a praia é possível ver a colina cheia de vivendas luxuosas – só os fãs da série é que vão ficar entusiasmados com este parágrafo, e provavelmente a esta altura já estão a cantarolar:

"Califoooorniiiia, here we cooooome"

Aconselho na mesma uma visita a quem não vibrou com esta série porque as praias da zona por si só merecem uma visita, e têm vários bares onde é possível beber algo enquanto observam o pôr do sol, que é incrível (Lisboa tem dos melhores pores do sol do mundo, como é de conhecimento geral, portanto acreditem que quando digo que os de lá são incríveis é porque são meeeesmo).

Deixei para último o Griffith Observatory porque merece ser visitado mais do que uma vez nesta viagem a Los Angeles, se tiverem oportunidade – tanto de dia como de noite.

De dia é possível visitarem o interior do observatório que tem uma exposição gratuita e exibições com hora marcada no planetário com um pequeno custo. Tanto de dia como de noite, a vista do cimo do observatório é absolutamente fabulosa, não sendo comparável a qualquer outra vista da cidade, na minha opinião e o por do sol é único e indescritível. Tenham atenção e vejam o calendário do Observatório, porque em dias com eventos ou concertos no Hollywood Bowl situado ao lado, algumas zonas ficam vedadas a visita, e o trânsito fica caótico nessa zona (ainda mais que o caos habitual de trânsito existente em todas as horas em LA ahahah).

Se puderem alugar um carro para a vossa viagem, façam-no porque vai ser tudo mais fácil e rápido. Se não existem autocarros para grande parte dos sítios, que custam 1,75$ e o bilhete é comprado a bordo, demoram é um pouco mais de tempo devido ao trânsito caótico da cidade. O Uber é outra alternativa bastante acessível, selecionando a opção UberPool, em que partilham a viatura com mais passageiros que vão na mesma direção do vosso destino. Usei algumas vezes e nunca me senti insegura, pelo contrário, como em LA há uma grande predisposição das pessoas para interagirem entre si, alguns dos outros passageiros até me deram dicas úteis de locais a visitar.

LA é uma cidade muito friendly, mesmo para quem viaja sozinho que foi o meu caso grande parte do tempo. Embora seja frequente vermos pessoas a falar sozinhas na rua (assim como em Nova Iorque) e que os turistas se possam assustar com isso, na minha estadia nunca vi nenhum a ser agressivo em circunstância alguma.

Paisagem em Los Angeles

Havendo tempo disponível, dediquem uns dias a Disney Anaheim (Disney Park + Disney California Adventure) e ao Universal Studio – um enorme parque de diversões com estúdios de filmagens e também uma zona dedicada à saga Harry Potter. Eu não cheguei a ir, mas numa próxima ida irei com certeza.

A Cidade dos Anjos fica bastante perto de outras cidades que podem visitar de comboio como Santa Barbara e San Diego, e de avião como São Francisco, com bilhetes entre os 75$ e os 100$ respetivamente.

Uma última dica para os fãs de cinema: seeing-stars.com. Este site além de disponibilizar a localização de vários sets de filmagens que podem visitar, tem o calendário de eventos que me permitiu assistir à uma entrega de estrela no Walk of Fame à atriz Debra Messing. Apesar de não ser sua super fã, é uma cerimonia muito gira de assistir para quem, como eu, se interessa por tudo o que é relacionado com filmes e séries.

– Sofia Gomes
Secretária de Produção em Cinema e Publicidade