Os melhores destinos de férias na neve - As nossas sugestões de Inverno

Chegámos ao inverno e se há coisa de que gostamos de fazer nesta altura do ano é ir à neve. Afinal de contas, o idílico inverno que vive nas nossas mentes, envolve pelo menos um destino de neve.

Ainda assim, uma coisa é certa: existem vários cenários e vários destinos de neve tão diferentes, que se torna importante perceber exatamente de que género de férias na neve gosta e ambiciona para esta estação. Para além disso, para ir à neve não precisa obrigatoriamente de escolher um destino branquinho. Pode simplesmente fazer uma viagem a uma cidade repleta de flocos de neve.

Não se preocupe porque neste artigo vamos abordar alguns dos melhores destinos de férias na neve, e três deles, ficam já aqui ao lado!

Férias na Neve em Rovaniemi, Lapónia

Se é um fã incondicional do Natal e não consegue parar de se render àquelas paisagens de neve que parecem feitas de algodão, prepare-se, porque na Lapónia é Natal todo o ano.

Para começar, uma vez em Rovaniemi, os maiores fãs do Natal têm convite direto para a casa do velhote de barbas brancas. Pois é, esta é a terra do Pai Natal e ele vive efetivamente lá. Desengane-se quem nele não acredita.

Se estiver na capital Finlandesa basta apanhar um avião ou um comboio em Helsínquia, a capital, até Rovaniemi, a oficial cidade do Pai Natal. Se optar pelo transporte rodoviário – o que aconselhamos pela experiência natalícia que até faz, de certa forma, lembrar Harry Potter no comboio mágico – são 825km de uma viagem mágica com neve a cair lá fora e com a ideia de estar a caminho da casa do barbudo na cabeça.

Ao chegar a Rovaniemi, também conhecida como a capital do Círculo Polar Ártico, esta aldeia natalícia está à distância do autocarro úmero 8. Joulupikki, como é chamado na Lapónia São Nicolau, sabe tudo a nosso respeito, até onde vivemos – “Portugal, HO HO HO! Gosto muito do Algarve”.

Este é também um dos melhores destinos para brincar na neve, até porque aqui não o faz definitivamente sozinho. Tem a ajuda dos huskies ou das renas do Pai Natal para um safari onde a adrenalina bomba no sangue. Num trenó empurrado pelos seus amigos, irá certamente desfrutar de uma paisagem onde o branco predomina.

Para além disso, e como é claro, a Lapónia é também um dos melhores destinos de férias na neve para praticar ski e snowboard. Prepare a sua mala de viagem com todo o cuidado, pois é bem possível que apanhe temperaturas que para além de negativas, rondam os -30º. Ainda assim, vale tanto a pena que temos dois programas em escolha para acabar os seus dias em relaxamento máximo.

O primeiro programa é ir vislumbrar as fabulosas Auroras Boreais. Pois é, leu bem, a Lapónia tem tão pouca luz que as vantagens são inegáveis. As estrelas vêem-se tão bem que já nem as damos como o mais maravilhoso. Esse título é sim das Auroras Boreais, que deslumbrantes como são, têm obrigatoriamente de fazer parte desta sua viagem de sonho. Aparecem com maior regularidade em fevereiro e março, mas dentro da sua timidez, também saem à rua noutras alturas do ano.

O segundo, diz respeito às famosas saunas de relaxamento finlandesas. Consegue imaginar-se a regressar de um dia cheio de emoção na aldeia do pai natal, ou de um passeio de renas ou huskies pela neve, ou apenas pela cidade repleta de flocos brancos e mergulhar numa verdadeira sessão de anti-stress?

Está convencido? Peça-nos um orçamento para a sua viagem à terra do Pai Natal e, entretanto, conheça a experiência da nossa viajante à Lapónia.

Bansko, Bulgária: as incríveis férias low cost na neve

Sendo a Bulgária um país extremamente barato para viajar uma vez que o Euro é o dobro do Lev (moeda búlgara), Bansko não é exceção. Excelente para umas férias sem grandes gastos e muita animação!

Para além de bons preços, Bansko é uma região típica búlgara, repleta de natureza em todos os cantos. Por entre uma cidade e várias aldeias, existe uma moderna estância de ski para os amantes do desporto na neve e acompanha com uma vida noturna que, para além do famoso chocolate quente em frente à lareira, oferece muito mais.

No que diz respeito ao Ski, as pistas búlgaras não desiludem. Do viajante que só se quer divertir na neve ao profissional, estas pistas estão preparadas para todos os gostos. Por outro lado, as experiências noturnas vão desde bares, discotecas, a karaokes, passando por aquelas experiências de degustação de vinhos que tanto apreciamos (e vamos confessar, entre um vinho tinto e um chocolate quente na neve, talvez o vinho até aqueça mais).

Com uma noite assim, alguns resorts têm pequenos-almoços mais tardios, para que possa usufruir de tudo no máximo conforto antes de começar o seu dia de atividades na neve. Bansko não é apenas um destino de férias para praticar ski ou snowboard, é mais do que isso, como nos dizem as suas tabernas repletas de pessoas a “aquecer a alma”. Com uma beleza natural única, é um excelente destino para se lançar à descoberta da cultura búlgara.

À procura de umas férias na neve numa cultura bem diferente e cheias de animação diária e noturna? Peça-nos um orçamento para a sua viagem a Bansko.

Férias na neve em Portugal: Serra da Estrela

Fomos para tão longe, mas voltamos agora à base. Desengane-se quem pensa que tem de ir para fora para ver as mais belas paisagens de neve! Portugal, para além do seu charme inegável de sol e praia, tem também neve quando chega ao inverno, e as paisagens são tão arrebatadoras quanto as do verão. Aliás, começam logo no caminho, quando começamos a subir a Serra vamos sendo rodeados por nuvens, tal como num sonho em que estivéssemos a flutuar.

A Torre da Serra da Estrela chega aos 1993 metros de altitude, o que faz dela o ponto mais alto de Portugal Continental. Da mesma forma, a sua fauna e flora, fazem desta área um ponto extremamente rico. Tanto o rio Mondego, como o Zêzere e até o Alva nascem aqui, o que lhe dá já de partida a oportunidade imperdível de visitar estas 3 nascentes. Em redor de cada uma delas encontrará uma beleza natural de cortar a respiração e quanto à água… Bem, isso depende! Se for dos corajosos, convidamo-lo a entrar, afinal de contas é o que muitos fazem no fim-de-ano. Contudo, a água é gelada e por isso, se não sentir essa necessidade de adrenalina, pelo menos prove-a. Existem algumas fontes próprias, mas caso não as encontre ou a sua curiosidade não conseguir esperar, sim, isso mesmo, tire um pouquinho da nascente e beba. Arriscamo-nos a dizer que é a água mais fresca e pura que já bebeu e uma prova do cariz low cost de uma experiência na Serra da Estrela.

Para além da cultura e história desta região, outra coisa que não conseguirá deixar passar é a gastronomia. Qualquer fã da portuguesa perde-se num menu de um restaurante na Serra da Estrela! Não muito adequado para vegetarianos, no entanto, mas carne e peixe é garantido.

Regressando à temática, a Serra da Estrela é também o local indicado para umas férias na neve a praticar ski ou snowboard.  A sua estância de ski tem 9 pistas que se estendem ao longo de 5.14km e mesmo quando o clima não permite a neve suficiente à prática destes desportos, a neve artificial salva a prática. Pense, a neve é climática e o clima não controlamos, mas desta forma, nunca ficará insatisfeito com uma viagem à neve que se traduz na inexistência da mesma.

Se gosta de cães, os de raça Serra da Estrela são uns autênticos doces brincalhões. Existe uma forte possibilidade de se apaixonar por este cão mal chegue perto deles. São pequeninos, amorosos e só querem ser pegados ao colo para uns miminhos! Uma verdadeira perdição, mas tenha em atenção que são cães que crescem bastante, por isso, se não tem espaço ou condições para um, sugerimos-lhe que pondere, pois como adoram brincar, manifestam uma grande vontade em passear.

Com uma vasta beleza natural e um grande cariz de partida à descoberta, está convencido pela Serra da Estrela? Peça-nos um orçamento para a sua viagem.

Destinos de neve em Espanha

Mesmo ao lado de Portugal, temos também alguns dos melhores destinos de férias na neve. “Nuestros Hermanos”, como os conhecemos, entre as suas várias hipóteses têm duas que são, sem dúvida, as mais requisitadas e com razão.

Férias na Neve na Sierra Nevada

Para os amantes de desporto na neve, a Sierra Nevada é sem dúvida uma das melhores escolhas. Para além de poder contar com umas férias a um preço acessível, a variedade de atividades é incrível.

As brincadeiras na neve da Sierra Nevada vão além de umas simples férias para praticar ski e snowboard. Entre excursões nas máquinas de neve para o deslumbre da vista, ou até mesmo condução livre dessas mesmas máquinas. Se acha que devem ser lentas, está enganado. São 600 cavalos de potência.

Se ao ler o parágrafo anterior se contorceu em busca do ski, vai ficar mais satisfeito quando perceber que, na Sierra Nevada, o ski não é obrigatoriamente uma atividade diária. Têm também o que gostam de chamar ski por baixo das estrelas. A pista está iluminada e existe segurança, portanto não tema, sinta apenas a adrenalina em percorrer pistas que vão até aos 6.18km de longitude. Também durante a noite existem tours guiados para observação do céu estrelado. Não se esqueça, está numa serra com 3478m de altitude, o que significa que o vislumbre dos céus é bem estrelado e irá surpreendê-lo.

Se é dos que gosta de brincar na neve, mas o ski ou snowboard são demasiado assustadores para si, não se preocupe, pois na Sierra Nevada a adrenalina não está só direcionada para esse tipo de atividades radicais. Montanhas russas, tapetes mágicos, slides e muito mais a uma altitude de 2100 metros. Sim, tudo isto existe e está no Mirlo Blanco, o parque de atividades da Sierra Nevada. Consegue imaginar?

Férias na Neve em Andorra

Se durante o ano Andorra já oferece um ambiente de natureza puro, uma cultura muito própria para descoberta, spas para relaxar ao máximo e atividades como trampolim e karts, no inverno esta serra traz tudo isto e muita mais.

Andorra, localizada a leste da cordilheira dos Pirenéus, consiste num conjunto de montanhas predominantes que rondam em média os 1996 metros de altitude. O clima é mais ou menos o mesmo que o das montanhas vizinhas, mas pela sua altitude, a neve é certa nesta época mais fria.

Com neve, Andorra convida-nos a bem mais do acima referido! Em primeiro lugar, nada ficará por descobrir. Em Vallnord, uma das estações de ski de Andorra, existem uns veículos de lagartas que o levarão a conhecer absolutamente todo o local. Uma vez dentro deste transporte tem apenas uma missão: disfrutar da paisagem por 30 minutos, sejam eles à tarde ou à noite, você escolhe.

Continuando com os passeios, mas numa vertente mais radical, tem por exemplo o Mushing em Grandvalira, a maior estação do Pirenéu. Nesta atividade irá sentado num trenó puxado por cães, e ficará a conhecer novas paisagens de cortar a respiração e ainda o modo como estes animais são treinados. Neste cenário o passeio é mais longo, durando cerca de 1h30. Poderá fazer um tour combinado para dar continuidade à adrenalina e, neste caso, poderá usufruir das bicicletas de neve. Pois é, elas existem, alugam-se e são extremamente divertidas. Também há motas de neve, caso prefira, mas as bicicletas têm um cariz mais diferenciador, para uma experiência mais fora do habitual. Claro que se tiver disponibilidade, aconselhamo-lo a fazer absolutamente tudo a que tem direito!

A verdade é que dentro das várias montanhas de Andorra consegue fazer praticamente tudo com que sempre sonhou fazer na neve. Portanto, esteja confuso ou esteja certo do tipo de férias na neve que quer, Andorra é uma excelente opção. Para já porque dentro dos vários locais de neve que apresentámos, as temperaturas são claramente frias, mas não tão baixas como por exemplo a Lapónia, que chega aos 30º negativos. Também pela variedade enorme que apresenta: não vai sentir falta de tranquilidade, de adrenalina ou mesmo de vida noturna, maioritariamente tranquila. Se prefere agitação, tem por exemplo Bansko, referido acima, mas também a Innsbruck, o próximo destino de neve a ser abordado.

Os destinos espanhóis têm as suas parecenças pois a própria cultura, que é bastante festiva, e todos os que abordámos oferecem esse cariz festivo, mas com um toque de relaxamento. Optou por um destino espanhol? Fale connosco, mesmo que ainda indeciso em qual, nós ajudamos.

Férias na neve em Innsbruck, Áustria

O sol é sempre um ponto de interrogação na Áustria, mas a neve no inverno nem se coloca em questão.

Innsbruck, um vale Austríaco, pede uma visita após conhecer a capital do país, Viena, que fica apenas a 500km de distância. Ou seja, se pretende uma viagem mais cultural e em busca do desconhecido onde também poderá usufruir de umas férias na neve, a Áustria é perfeita, fazendo uma junção entre Innsbruck e Viena. Facilmente encontra um transporte que liga estes dois pontos, seja comboio, autocarro ou até mesmo voos. Sugerimos, contudo, a viagem de comboio pois é direta, barata e rápida. O clima não é tão frio assim, mas atinge temperaturas negativas, não sendo, no entanto, habitual passar dos -5º.

Innsbruck é reconhecido como um destino que, para além de preço acessível, é ainda o ideal para a prática de desportos na neve, tendo já sido o anfitrião dos Jogos de Inverno por dois anos. 

Mais do que isso, é ainda um local excelente para umas férias românticas, pois para além da diversão inerente aos desportos de neve, terá ainda uma cidade num vale coberto de neve, com uma arquitetura muito típica, por isso, imagine só. Nem precisamos falar em romantismo, porque ele fala por si.

Procura umas férias mais variadas onde para além da neve e suas atividades quer conhecer uma nova cidade? Peça-nos uma simulação para a Áustria.

Se está com medo de chegar ao seu destino e não ter a tão esperada neve, não fique. Para começar, porque tem sempre a Serra da Estrela, que em alturas especiais onde esteja chuva ou esteja sol fará neve, seja ela natural ou artificial. Qualquer dúvida que tenha, envie-nos um e-mail para podermos averiguar este assunto por si.

Por outro lado, existem sempre alguns sites que o poderão ajudar a ver quais as temperaturas e probabilidades de chegar às suas merecidas férias na neve, com efetivamente neve, que é o objetivo. Aqui propomos-lhe um bastante completo.

Fale connosco para as suas férias na neve