O Pai Natal Existe? Bem-Vindo à Magia da Lapónia

Rovaniemi, Lapónia – A Magia do Natal

Este ano, a Troupi iniciou esta época natalícia em Londres. A viagem continua e desta vez fomos até à capital da Lapónia.

Desde que me lembro que acredito na magia do Natal! Em pequena tentava manter-me acordada para conhecer o Pai Natal, um pouco mais crescida comecei a estranhar como é que ele entrava no nosso apartamento se não tínhamos uma chaminé, e quando se desfez o encanto em redor do velhote das barbas brancas, a magia simplesmente transformou-se noutras coisas, como a família toda reunida, as histórias de natais passados e a missão de incutir tudo isto nas novas gerações.

Assim sendo, é obvio que um dos destinos da minha bucket list era a Lapónia, idealmente em Dezembro. Este ano, foi o ano! Partimos de Lisboa no domingo à noite, com direção à Finlândia, mais precisamente a Helsínquia, onde após uma pequena escala seguimos para Rovaniemi – a cidade da residência “oficial” do Pai Natal!

E daqui em diante, até os meus amigos mais céticos ficarão rendidos!

Neve na Lapónia

No habitual tapete rolante das bagagens de porão, somos logo brindados com uns peluches de renas e do pai natal que se movimentam acompanhados de luzes e músicas natalícias, entregando a primeira mensagem de boas vindas, presente em todos os locais desta cidade: Santa believes in you!

Os finlandeses primam pela pontualidade, conseguindo ser ainda mais rigorosos que os britânicos, por isso as malas chegam rápido para que a aventura possa começar. Saindo do aeroporto, mais renas luminosas e uma paisagem linda de morrer, onde o branco da neve impera!

Do aeroporto para o centro da cidade são cerca de 30 minutos e podem escolher entre um autocarro que parte imediatamente à chegada dos aviões ou um táxi. Se forem sozinhos, a 1ª opção compensa uma vez que o bilhete custa 7€ por pessoa. A partir de duas pessoas, é preferível ir de no táxi uma vez que o preço do mesmo a dividir será semelhante e conseguirão ir muito mais confortáveis e a apreciar a maravilhosa paisagem de florestas brancas de neve. Nós optámos pelo táxi, mas principalmente porque quando vos digo que o autocarro sai imediatamente a seguir à chegada de um voo, é mesmo imediatamente. Se forem ao wc ou perderem uns 2 minutos à procura de algo dentro do aeroporto quando chegarem cá fora, ele já não existe!

Ficámos alojadas no Cumulus Pohjanhovi Hotel que tem uma ótima localização, simultaneamente central (junto a restaurantes e paragens de autocarro) e junto ao rio, onde podem ter a sorte de ver Auroras Boreais.

Check in feito, seguimos diretamente para a Santa Claus Village, recorrendo ao autocarro nº 8 (o autocarro mais útil desta cidade, uma vez que faz grande parte das paragens de pontos turísticos) com o custo de 7,20€ por pessoa, ida e volta.

Santa Claus Village, tal como o nome indica, é a aldeia onde vive o Pai Natal e é possível visitar durante todo o ano, embora nesta altura esteja ainda mais bonita, com enfeites de Natal e coberta de neve. A entrada gratuita e um dia é suficiente para a visita. Podem andar de motas de neve, passear pelas lojas de souveniers, atravessar da Lapónia para o Ártico Polar, realizar passeios de renas e de huskies, visitar o posto de correio onde chegam as milhares cartas de todo o mundo e claro, visitar a casa do Pai Natal e conhecê-lo pessoalmente!

Passeio de Renas e Huskys na Lapónia

Os passeios de Rena e Husky acontecem diariamente das 10h00 às 17h00 e têm várias opções de duração, sendo que nós optámos por um de 1 km (29€), e de 2 km (50€). Com as renas todo o caminho é feito numa cadência mais lenta, permitindo observar com atenção as maravilhosas paisagens por onde vão passando, realizando um registo fotográfico para a posterioridade, e ainda “conhecer” uma e tirar fotos com ela – atenção que aqui convém perguntar qual é a rena mais dócil, porque nem todas podem ter essa aptidão. Esta viagem faz-se em trenós onde vamos sentados e encostados para trás.

Por outro lado, o passeio de huskies é feito numa espécie de “canoa” onde a pessoa se senta quase de cócoras e é bastante mais rápido, chegando-se mesmo a sentir frio na cara tal é a velocidade que os fofinhos atingem! É um passeio diferente e mais completo, possibilita conhecer a sua “casa” (10€), ver cães e cadelas muito bonitos que por ali estão a descansar e aprender um pouco sobre esta raça, que nos encanta desde pequenos, nos filmes natalícios.

Huskies na Lapónia
Neve na Floresta - Lapónia
Passeio de Huskies Lapónia

À porta do Pai Natal

Posto de Correio - Pai Natal Lapónia

O posto de correio é provavelmente uma das zonas mais movimentadas desta aldeia, ninguém quer perder oportunidade de enviar um postal de lá, não só pela piada da situação, como também porque é uma recordação especial (toda a correspondência enviada deste posto tem uma marca única e exclusiva do Círculo Ártico).

Existem vários postais à venda que custam entre 1 e 3€ e os selos entre 1,5 e 2,5€. O espaço em si tem várias mesas, cadeiras e canetas para uso livre e no final é só colocar no marco do correio que se encontra à saída.

Aqui também é possível termos noção das milhares de cartas recebidas que vêm de todas as partes do mundo e algumas mais velhas que os nossos avós.

O posto está aberto todos os dias das 9h00 às 18h00.

Correio Lapónia
Casa na Lapónia
Casa com neve em Rovaniemi
Visita ao Pai Natal

Como seria de esperar, dada a sua bondade e tamanha hospitalidade, para visitar a casa do Pai Natal…basta entrar! Empurrando as portas de madeira da casa, ouve-se um sinal para, em caso de dúvidas que indica “Santa is here”, e seguindo o caminho disponível, é possível observar uma exposição com as várias tradições de Natal da Finlândia e da Lapónia, até se chegar à divisão onde ele se encontra. Aqui as máquinas fotográficas são proibidas, mas há obviamente um fotógrafo local a registar o momento em que conhecem o Pai Natal e as suas longas barbas brancas! Após uma troca de palavras e um registo para todo o sempre, reúnam as vossas forças interiores e avancem para dar lugar ao próximo.

Santa Park

Santa Park - Lapónia

No segundo dia visitámos o parque de diversões – Santa Park – no Circulo Ártico. Para lá chegar podem apanhar o autocarro nº 8, com uma viagem de cerca de 15 minutos de duração.

Trata-se de um parque subterrâneo e por isso basta irem com roupa quente para o caminho, uma vez que no seu interior a temperatura é bastante aceitável.

Escritório do Pai Natal na Polónia

Aqui podem visitar o escritório do Pai Natal, a escola dos elfos, a padaria de bolachas natalícias de gengibre (e decorar as vossas próprias bolachas), o posto de correio dos elfos onde podemos ver o seguimento que as cartas enviadas ao Pai Natal têm, o bar de gelo e uma galeria com obras de arte feitas de gelo, desde tronos a animais diversos.

É ainda possível apanhar o Magic Train, um pequeno comboio (semelhante ao do parque da Disney) que faz uma viagem por várias etapas da magia do Natal, e também assistir a espetáculos dos elfos com acrobacias e palhaçadas. Músicas várias e uma história transversal a tudo isto.

Santa Park - Polónia
Santa Park Lapónia

O Santa Park está aberto todos os dias entre as 10h00 e às 18h00 e o bilhete custa 33€, sendo válido para dois dias consecutivos. Nós não achámos necessário, mas dependendo da altura da viagem em que podem existir mais filas de espera, e para as famílias com crianças mais pequenas é sem duvida uma boa iniciativa.

Outras atrações em Rovaniemi

Atrações em Rovaniemi

Como anoitece muito cedo em Rovaniemi – normalmente o sol nasce por volta das 11h00 e põe-se pelas 13h00 – aproveitámos o restante dia para visitar os museus da cidade: o Arktikum(12€), o Pilke (7€) e o Korundi (8€).  No centro da cidade ou em qualquer um destes museus, é possível comprar o passe cultural por 20€, que inclui estes 3 museus, com validade para 7 dias.

No dia seguinte, acordámos um pouco mais cedo já que tínhamos um autocarro a passar pela porta do nosso hotel às 9h45 para nos levar ao Ranua Wildlife Park, o zoológico do sítio.

O autocarro nº 6 deixa-vos a cerca de 100 metros do local e custa 31,70€ ida e volta, ou em alternativa podem marcar o autocarro que faz a viagem direta e custa 50€.

Animais Selvagens em Rovaniemi

Este parque está aberto todos os dias das 10h00 às 16h00, tem uma entrada de 18,50€ e tem cerca de 3 km de passadiço, nesta altura coberto de neve claro, ao ar livre, sendo possível a observação de mais de 50 espécies de animais selvagens.

Exatamente por ser um zoológico ao ar livre, é importante que escolham muito bem o dia da visita, embora seja uma tarefa um pouco de adivinhação porque as mudanças meteorológicas na Finlândia são constantes.

Fizemos este passeio num dia em que os termómetros marcavam 12 graus negativos, a sensação térmica era de cerca de -23 e com neve constante, quase como se de uma chuvinha se tratasse. Por isso não desanimem se vos acontecer o mesmo, é possível e maravilhoso na mesma… foi o único dia em que realmente senti frio nesta estadia!

Preparem-se para adorar profundamente todos os animais, desde os pássaros – onde os nerds como eu vão delirar ao ver uma coruja da mesma espécie que a Hedwig dos filmes do Harry Potter – há animais que nunca ouviram falar como os Wolverine (um dos animais mais fofinhos que possam imaginar e que ao mesmo tempo, um dos principais predadores das renas), as estrelas do parque. Maravilhem-se ainda com os imponentes ursos polares branquinhos como a neve e adoráveis como só eles sabem ser!

Animais em Rovaniemi
Floresta em Rovaniemi

No final da visita têm a já habitual loja de lembranças com preços bastante mais aceitáveis que as outras do género, e um supermercado da marca local “Fazer” onde encontram doces e chocolates de todas as espécies e tamanhos!

O resto deste dia foi dedicado a descansar para nos prepararmos para uma caça noturna de auroras boreais.

Há muitas empresas com tours que fazem este safari de noite. Nós escolhemos a empresa Safartica e uma tour (138€) que incluía a viagem de autocarro para fora da cidade, roupa adequada (fatos impermeáveis, botas e meias quentes), guia que partilhou histórias sobre as auroras e um picnic à volta de uma fogueira no meio da floresta, onde lhe colocaram salsichas e sandwiches, acompanhadas por um chá quente de bagas.

Apesar de não termos conseguido ver uma aurora porque o tempo estava bastante nublado, foi uma experiência muito engraçada…basta imaginarem uma floresta cheia de neve, apenas iluminada pela luz da nossa fogueira! Resta referir que fizemos este picnic num dia de chuva de estrelas, o que ainda tornou mais fantástico todo aquele cenário!

O último dia

Férias em Rovaniemi na Lapónia

Para o último dia, guardámos tempo para voltar a (re)fazer as malas e dar um último passeio à noite junto ao rio ainda na esperança de ver uma boreal (passeio curto porque começou a nevar imenso e as hipóteses de uma aurora aparecer tornaram-se nulas).

Durante o dia visitámos o museu que nos faltava, o Korundi, uma galeria de arte contemporânea finlandesa, e aproveitámos ainda para procurar a igreja local – Rovaniemi Kirkko, construída em 1950 em substituição de uma que foi destruída durante a 2ª Guerra Mundial.

Aproveitámos ainda para realizar um último safari de renas (129€), através da empresa Sunny Safari, visitámos uma quinta onde elas são criadas, aprender mais sobre esse processo (desde a quantidade permitida por lei, ao processo de libertação das renas quando atingem a idade adulta, etc) e ainda dar um passeio final pela floresta com a família do Rodolfo!

Férias em Rovaniemi
Animais em Rovaniemi

Rovaniemi é uma cidade relativamente pequena que pode ser visitada em qualquer altura do ano, mas que em Dezembro tem outro encanto, não só pela temática do Natal mas também porque a neve branca a cair na vossa roupa, ou a já caída fresca e fofinha,  vai permitir que construam bonecos e anjos de neve.

Preparem-se para temperaturas negativas, o mais baixo que sentimos foram -12 com sensação térmica de muito mais baixo, mas de facto nesta altura é comum as temperaturas descerem até -20C efetivos. Levem roupa térmica/ polar como: camisas e calças interiores e um bom casaco e botas para a neve. Se tiverem calças impermeáveis de neve melhor, senão também não se preocupem porque as calças de ganga, com uma ajudinha de umas polares ou uns collants térmicos por baixo, sobrevivem perfeitamente.

Relativamente à alimentação, os custos rondam o normal das cidades europeias em alturas tipicamente turísticas, entre os 25 e os 40€, e os supermercados com preços normais (uma dica para nós que temos as águas normais e as águas com gás separadas nos supermercados: abanem sempre a vossa garrafa porque eles têm tudo junto).

Não tenham receio de viajar para este destino sem crianças, e desenganem-se os que acham que esta época é só deles, porque a magia é transversal a todos as idades!

(Claro que se tiverem pequenos, é uma viagem ainda mais imprescindível porque eles vão adooooraaaaar!!)

Como diria o velhote das barbas: