Natal em Londres

Se há cidades que encantam na época festiva, o natal em Londres é certamente uma delas. É uma cidade cinematográfica, com um tom melancólico muito próprio no Inverno. O céu normalmente está pintado em tons de cinzentos, os passeios molhados a refletir as luzes, os pores de sol acontecem mais cedo que em Portugal, as pessoas cobrem-se de roupas quentes, o ambiente perfeito para apreciar um chá em frente a uma montra para a rua.

Desta vez não aluguei nenhuma casa, fiquei em casa de uma amiga, o que me permitiu desfrutar de amizades. Cheguei ao centro de Londres ao final da tarde. Com isto, o dia já não dava para grandes voltas, e apenas fizemos compras para o jantar e ficámos na conversa.

Parece-me que os supermercados Tesco, Morrison’s, Sainsbury’s e Iceland são mais baratos que em Portugal. Sendo sempre uma boa opção ficar alojado em espaços com cozinha para poupar algum dinheiro.

Entre comida e conversas acabámos por dormir e acordar tarde. Com a preguiça de cozinhar optámos pelo english brunch.

Mesmo no centro de Londres, ao lado de Liverpool Street, o “Breakfast Club” tem uma ementa bastante variada. Acabei por escolher umas belas panquecas com frutos vermelhos, com creme de baunilha e maple syrup, com um smoothie de leite de amêndoa para acompanhar. O atendimento é muito bom e o espaço bastante convidativo para se estar com amigos. E basta uma opção para ficar bem satisfeito quase até à hora de jantar.

Breakfast Club no centro de Londres

Atrações de Natal em Londres

Portobello Market - Atrações em Londres

Se gostarem de andar a pé como eu, é seguramente a melhor opção para conhecer a cidade. Para mim, tudo o que fica até uma hora de distância, é feito a pé, contrastando com as sete colinas de Lisboa que cansam mais.

Passar o natal em Londres e não visitar o Portobello Market é um sacrilégio.

Aconselho esta visita aos Sábados, já que o mercado de rua ocupa toda a Portobello Rd. Apesar de estar, por norma, apinhada de pessoas (especialmente de turistas à procura de uma porta azul que possa ter sido a do filme Notting Hill), Sábado é o dia da semana que este local se torna mais interessante. Pode ser ótimo para fazer compras de natal, pois existe de tudo um pouco, desde os clichés típicos de souvenir londrinos a uma série de produtos artesanais e antiguidades.

A loja de antiguidades “Alice’s” tem opções lindíssimas para quem gosta de artigos vintage. Cada peça conta uma história. As caixas de madeira que um dia transportaram fruta, os quadros com ardósia utilizados pelos alunos das escolas, os jarros de metal antigos que levaram água da fonte, as taças de loiça com os traços de quebras antigas mas todas restauradas, etc. 

Loja de antiguidades - Alice's em Londres
Mercado de rua Portobello Rd em Londres

Ainda nesta rua encontram barraquinhas de alimentação com comida de todo o mundo. Percorram-na até ao final e logo depois de passar por baixo do viaduto, do lado direito têm ainda mais opções, lugares para sentar e animações. Prestem atenção à primeira barraquinha do lado direito para ver se vos parece familiar.

A barraquinha “Fala Português” tem um nome chamativo, assim como os seus doces e salgados nos são tão próximos, mas para surpresa, quem nos serve é um escocês com um sotaque cerrado, que não sabe falar português. Mesmo assim, o atendimento deste senhor é quase como se fosse o de um português. Aviso já para não ficarem com água na boca com os “pastéis de nata”, pois não têm nada que ver com os nossos, mas existem igualmente outras opções que conseguem ser um pouco melhores. No final, ouvirão certamente “Bom Natal” com sotaque escocês deste senhor.

Para regressar ao centro de Londres, a forma mais rápida é o metro, que funciona muito bem. Tenham atenção apenas às “peak hours” (horas de ponta), que acontecem devido à grande afluência de pessoas. Os preços da viagem também sobem neste período. De notar que o calor que se faz sentir dentro das estações e túneis provoca por vezes desmaios.

Na zona de Southbank, ao longo do rio entre a Tower Bridge e a Westminster Bridge, encontrarão vários mercados de natal multiculturais com alimentação, bebidas e produtos.

Eu destaco 3 mercados para as vossas compras de natal em Londres:

Mercado Christmas by The River em Londres

Christmas by the River

City Hall, mesmo ao lado da Tower Bridge. Este mercado tem normalmente mais opções de bebida que os outros dada a sua localização e logística de espaço, onde os visitantes se podem sentar e desfrutar do momento. Existem carrinhas de rua que vendem amendoins caramelizados ainda quentes e espetáculos de animação de rua.

Hay's Galleria em Londres

Hay's Galleria

A zona central das galerias recebe o mercado de natal com bancas com uma grande diversidade de produtos bem originais, destacando-se um pouco do mercado de City Hall, para além da envolvência da própria estrutura do edifício.

Mercado Southbank Center junto ao London Eye

Southbank Center

Para mim é o mercado mais encantador, especialmente à noite com a restante iluminação de natal em Londres. De um lado está o London Eye e do outro, o BFI Southbank (para os geeks de cinema), e ao longo desses dois pontos existem vários mercados de natal. Percorrer todo este caminho com um copo de "mulled wine" para aquecer e ir petiscando nas várias barraquinhas é uma excelente opção.

Um destes mercados costuma ter várias lareiras inclusivamente na praça central, para que possamos apreciar todo o ambiente natalício no exterior. Nota: O “mulled wine” é uma bebida típica inglesa, especialmente no Inverno, e que é consumida para aquecer o corpo (e a alma) nestas alturas em que as temperaturas são baixas. Para além do vinho, tem frutas e especiarias. Assemelha-se à nossa sangria, mas em versão quente e neste caso com a fabulosa vista para o London Eye e o FBI Southbank.
Mercado Leicester Square em Londres
Mas estes não são os únicos. Londres enche-se de mercados e existem mais dois que gostaria de referir: O de Leicester Square, localizado numa das praças mais icónicas da cidade, rodeada de lojas tentadoras e que nos fazem sentir crianças, como a Lego Store (com filas gigantes durante todo o dia) e a M&M’s Store (com os seus 4 pisos cheios de chocolates apetitosos), frequentado por estrelas de cinema de elite mundial aquando as grandes estreias anuais (Odeon e o Empire). Não é dos maiores mercados em Londres, mas pode encontrar-se bastante diversidade de artigos, principalmente artesanais.

O de Covent Garden Market, que fica na zona mais hipster e trendy da cidade e em que existe uma grande probabilidade de se cruzarem com algum ator ou cantor famosos (eu cruzei-me com o Ethan Hawke). À semelhança da restante decoração de natal em Londres, este mercado ganha uma magia única pela animação musical que compõe bonitos momentos de concertos na praça interior do mercado. Se pretendem fazer algumas compras de natal em Londres, aqui encontram presentes para todos os gostos, sendo as lojas interiores mais requintadas e as barraquinhas no exterior e corredores com preços mais razoáveis. Aqui o ”mulled wine” é mais barato que nos outros sítios em que estive pela cidade, custa 3£.

Iluminações de Natal em Londres

Iluminação de Natal em Londres

Oxford Street é uma das principais vias de Londres, e em iluminações de natal não podia ser exceção, mas na realidade esta rua ganha bastante pelo facto de ter alguns dos maiores e mais conhecidos armazéns de Inglaterra. A iluminação é simples, mas enquanto estamos a passar pela rua e a olhar para cima, parece que estamos a ser sobrevoados por pequenos planetas no meio de edifícios iluminados, cada um com a sua cor. O interessante é ir vendo as ruas perpendiculares que se vão cruzando. Mas, a meu ver é a Regent Street que sobressai, com anjos pendurados ao longo de toda a rua. 

Piccadilly Circus em Londres
Decoração natalícia em Londres
Decoração de Natal nas ruas de Londres
Iluminação em Londres na Rua de Regent Street

Continuando a descer a Regent St. vão dar àquela que deve ser uma das praças mais conhecidas em todo o mundo, mesmo que não saiba o nome dela, vai de certeza reconhecê-la de filmes e publicidades, Piccadilly CircusApesar de não ter propriamente elementos natalícios, a iluminação dos novos ecrãs gigantes, que são a imagem de marca deste local, vão dar-lhe bastante luz.

Nota: Para os amantes de bolos com canela, nesta praça têm a loja “Cinnabon” onde fazem os típicos rolos de canela com frosting, mas numa versão um pouco maior.

Carnaby Street é das ruas com a iluminação mais colorida e pitoresca de toda a cidade. Cheia de lojas trendy e situada no coração de uma das melhores zonas londrinas, Soho.

Andar de autocarro em vez de metro é uma alternativa para se apreciar a vista e as iluminações, especialmente se for no piso de cima logo à frente.

Winter Wonderland

London Winter WonderLand

A terra da magia do Natal fica num dos principais parques da cidade de Londres, Hyde Park, para mim um dos melhores parques da Europa. O Winter Wonderland realiza-se mais uma vez neste local, visto que permite acessos bastante rápidos vindos de toda a cidade, com várias estações de metro e autocarros.

Comparando com a realidade lisboeta, o Winter Wonderland é uma versão da Feira Popular mas em ponto bem maior, repleta de diversões, quiosques de venda, zonas de alimentação e de churros.

Divertimentos Winter WonderLand
Diversões Winter WonderLand

A entrada é gratuita, mas andar nos carroceis não é assim tão barato. Para os amantes de adrenalina existem divertimentos a rondar as 9/10£, e os restantes 6£, por isso levem algum dinheiro pois a experiência é positiva.

Montras de Natal em Londres

Montras de Natal em Londres

As montras das grandes lojas, são por si próprias um elemento atrativo de turistas, e em todos os anos existe uma “luta” entre os grandes, para ver quem tem as mais bonitas lojas de natal em Londres. Na realidade, a fasquia é bem alta.

“Moz the Monster” está presente em quase todas as montras destes armazéns em pequenas histórias que fascinam as crianças, mas também encantam os adultos, e que mostram um lado muito criativo e interativo com as pessoas do lado de fora.

Os vidros das montras têm partes em que se mexermos com as mãos, conseguimos fazer cócegas no monstro e ele abana os pés do outro lado do vidro e ainda o ouvimos a rir. 

De ano para ano, estes armazéns têm apostado com muita força nestas ações, contratando designers e decoradores de elite para as suas montras.

Tradições de Natal em Londres

Novas tradições de natal em Londres

Jumper day é um dia em que grande parte dos ingleses vestem aquelas camisolas alusivas ao Natal por uma boa causa. O objetivo é angariação de dinheiro para projetos sociais que envolvam crianças. Esta é uma tradição importante, em que as próprias empresas incentivam os trabalhadores a envolverem-se nesta dinâmica. 

Seja para sentir esta época natalícia, ou simplesmente para visitar a cidade numas férias a Londres, visitem a Troupi e obtenham um pacote de férias personalizado.

Desejos de boas festas a todos e boas viagens… a Londres.


Miguel Perdigão


Chefe de Produção de Publicidade e Cinema