A cerca de 130km da capital da Tailândia, encontra-se Kanchanaburi: um local calmo, caracterizado pelas suas belas paisagens. A cidade é atravessada pelos rios Kwai Noi e Kwai Yai, rios que formam o Mae Klong.
A paisagem é de uma beleza incrível e a cidade é ainda pouco explorada pelos turistas. Ficámos hospedadas num hostel, onde fomos recebidas por um casal de locais extraordinariamente amáveis – os tailandeses são pessoas muito simpáticas, sempre com um sorriso na cara. O hostel era magnífico: era composto por um jardim e à sua volta situavam-se os vários quartos, muito clean e sempre com a natureza muito presente.
Para conhecer a cidade, decidimos alugar uma bicicleta e começar a explorá-la.
Hostel em Kanchanaburi
Antes de começarmos a nossa aventura, fomos almoçar a um restaurante local. Almoçámos Pad Thai, comida típica tailandesa e um dos pratos mais conhecidos. O restaurante situava-se por cima do rio e fomos brindadas com uma vista de cortar a respiração.
Depois do almoço, começámos a nossa aventura pela cidade. Percorrer as estradas de bicicleta não foi tarefa fácil, uma vez que o trânsito na Tailândia é completamente diferente do ocidental. Durante o percurso, passámos por várias scooters que transportavam três pessoas, algumas ainda transportavam quatro! Ficámos completamente boquiabertas, no ocidente uma situação destas é completamente impensável.
A cidade é cheia de atrações turísticas e é muito caracterizada pelos acontecimentos da II Guerra Mundial. Passámos pelo Cemitério de Guerra, onde foram enterrados 6982 prisioneiros de guerra e percorremos a Ponte do Rio Kwai, parte integrante da Via Férrea da Morte, construída pelos japoneses durante a II Guerra Mundial, para abastecimento entre a Tailândia e a Birmânia. A construção desta ponte custou a vida a milhares de prisioneiros de guerra.
No regresso para o hostel, que ainda se situava a alguns quilómetros, fizémos uma pequena paragem para experimentarmos as famosas massagens tailandesas. Outra experiência única! Todas as partes do nosso corpo são massajadas e dói! Dói mas no final é uma sensação incrível, que é ainda recompensada com uma chávena de chá oferecida pelos locais.
Ainda em Kanchanaburi, visitámos o Elephants World.
Trata-se de um santuário de elefantes, onde os animais vivem e convivem harmoniosamente. Foi um momento inesquecível. De manhã, um shuttle do santuário apanhou-nos no hostel e fomos passar uma noite a um dos melhores sítios por onde já passámos. Mal chegámos ao local, fomos presenteadas com uma paisagem de cortar a respiração e imediatamente recebidas pelos elefantes, que se encontram perto da receção. Aqui as atividades são imensas: alimentar e dar banho aos elefantes, preparar a sua refeição, passear com eles, etc.
Os elefantes, que simbolizam a boa sorte, estão sempre acompanhados pelos seus tratadores, os mahuts, que os acompanham há anos e conhecem todas as suas teimas.
Todas as refeições estavam incluídas no “pacote” e ao fim do primeiro dia, acompanhámos os elefantes até à floresta, local onde dormem. Ficámos admiradas por perceber que pernoitam no local mais alto da floresta, que para lá chegar é necessário percorrer imensos trilhos.
Ficámos hospedadas num bungallow muito simpático e na manhã seguinte as atividades começaram bem cedo com um Bird Watching. Esta atividade consistia em observar os pássaros com binóculos e perceber de que espécie se tratava.
Clique no Play para sentir um pouco da experiência.
Neste segundo dia, passeámos com os elefantes e voltámos a repetir as atividades do primeiro: dar banho, alimentá-los, etc. São atividades bastante especiais, relaxantes e compensadoras. Estar em contacto direto com animais que normalmente só vemos no Jardim Zoológico, é uma experiência única. Consideramos até que foi a melhor experiência das nossas vidas.
Antes de terminarem as atividades, fomos brindadas com uma última, para terminar em grande. Deram-nos um colete salva-vidas que colocámos pelas pernas (sim leram bem, pelas pernas!) e entrámos para o rio. Com o colete nas pernas, fomos a boiar rio abaixo, enquanto observávamos e sentíamos a natureza no seu estado mais puro, os pássaros a deambular por entre as árvores e ao longe, o ruído dos elefantes.
Kanchanaburi é sem dúvida uma cidade encantadora, que nos transmite uma tranquilidade e harmonia singulares. Se a sua próxima aventura é uma viagem à Tailândia, vale a pena visitar esta cidade e sentir a beleza deste racatado lugar.
Andreia Amaro
Relações Públicas