Viagem a San Francisco

Como estava em Los Angeles já há alguns dias, decidi visitar San Francisco durante 2 dias. Consegui conhecer grande parte dos locais mais turísticos, no entanto se tiverem oportunidade de ficar mais tempo fiquem porque vale definitivamente a pena!

De Los Angeles a San Francisco são cerca de 2h de avião, e encontram facilmente valores bastante aceitáveis nas companhias locais como a Delta ou a American Airlines. O meu voo, comprado apenas com 2 dias de antecedência custou cerca de 150$.

Fiquei alojada no Sheraton Hotel, em Fisherman’s Wharf, porque além de ser uma zona ótima para o turismo, tem frequentemente promoções de última hora, como foi o caso! Já andava a ver preços antes de me aparecer este milagre, e San Francisco tem várias opções de pensões e apartamentos baratos. As melhores zonas para ficar são Fisherman’s Wharf ou Union Square.

O meu voo aterrou por volta das 10h00 e de lá segui diretamente para Union Square, no centro de San Francisco – em média um UberPool do aeroporto ao centro custa 15$.

 

Chegando a Union Square, a cidade é vossa!

Podem visitar o que quiserem a partir desta praça que reúne não só os transportes locais, como os turísticos hop on hop off, e os cable cars (um genéro de elétricos).

Para os amantes de compras, podem logo encontrar à volta desta praça as mais diversas e maravilhas de lojas de shopping como a Macy’s, Saks, Tiffany &Co, Apple Store e uma grande variedade de restaurantes.

Optei por caminhar um pouco pela zona do centro da cidade, observando a riqueza arquitetónica dos edifícios de San Francisco, assim como a imensa street art existente em cada esquina.

Os Cable Cars pareceram-me uma opção muito gira para visitar a cidade (parecem os nossos elétricos 28), mas infelizmente à hora a que me dirigi para comprar bilhetes já tinha uma fila de espera de quase 2h para conseguir entrar num. Assim sendo, já sabem, quando chegarem à cidade garantam logo o vosso bilhete para não terem de esperar tanto.

Como só ia ficar 2 dias, não quis desperdiçar 2h de espera e voltei a Union Square para tentar perceber que transportes poderia usar. Mais uma vez, numa promoção de última hora, estavam a vender os últimos lugares nos Hop On Hop Off a metade do preço (20$).

Cada vez mais acho que as cidades dos Estados Unidos funcionam melhor para quem não planeia as viagens, porque já em NY vi vários espetáculos da Broadway neste registo dos descontos de última hora!

A bordo deste autocarro turístico é possível dar a volta à cidade, de forma bastante mais confortável e rápida do que nos transportes públicos (a cidade não dispõe de uma rede de transportes muito elaborada).

Partindo de Union Square, segui caminho pela baixa da cidade passando por Civic Center, Jazz Centre, North Beach Alamo Square, Haight Ashbury, Golden Gate Park, Golden Gate Bridge, Marina, Lombard Strret, Chinatown, Embarcadero Center e Fisherman’s Wharf.

Grande parte dos turistas saem apenas no Golden Gate Park, que tem uma vista maravilhosa para a ponte. O Hop on Hop off segue um circuito cíclico, pelo que aconselho vivamente a que saiam nas paragens todas que vos parecerem interessantes logo na 1ª volta, uma vez que o trânsito de San Francisco é caótico e vão perder imenso tempo nestas voltas, se quiserem repetir.

As paragens completamente imperdíveis são:

Lombard Street

Toda esta rua é feita de curvas e contracurvas e rodeada de vivendas. É a rua de San Francisco que aparece em mais filmes de ação e só mesmo no local é que se consegue perceber o porquê desse fascínio.

Chinatown

 Aqui depende muito do gosto de cada um. Eu, pessoalmente, adoro o caos e a energia que todas as Chinatowns têm. Esta não foi uma exceção! É possível encontrar um pouco de tudo, do comércio à restauração, a simplesmente famílias chinesas no seu quotidiano ou crianças a brincar na rua, no meio de toda uma azáfama caraterística deste bairro.

North Beach

É a zona da cidade onde se pode encontrar um pequeno bairro chamado “Little Italy” onde, tal como o nome indica, tudo é dedicado a Itália. Desde restaurantes, ao cheiro maravilhoso de pizza a invadir as ruas, a mercearias fantásticas e gelatarias inacreditáveis, é definitivamente uma zona a não perder.

Lombard Street, China Town e North Beach - San Francisco

Golden Gate Park

 Após atravessarem a Golden Gate Bridge vão estar todos despenteados e com frio, porque os autocarros são abertos e como em qualquer ponte faz um vento dos diabos! É uma boa altura para uma paragem no Park, onde podem tirar fotografias da ponte (que podia perfeitamente ser a nossa 25 de Abril!), e deslumbrarem-se com uma vista panorâmica da cidade e ainda da ilha de Alcatraz.

 

Fisherman’s Wharf 

Nesta zona podem encontrar a marina local, hotéis, diversos diners e restauração de todo o tipo, galerias de arte, e os vários Piers, dos quais devem mesmo parar no 7, 33 e 39. Se tiverem oportunidade façam uma caminhada noturna por esta zona uma vez que as vistas dos Piers são lindas. Eu fiz sozinha e não me senti insegura em nenhuma parte do caminho.

Golden Gate Park - San Francisco

O Pier 7 é a zona mais calma da cidade, onde os fãs de LaLaLand têm mesmo de ir! (atenção que o filme não foi gravado nesse local, mas podia perfeitamente ter sido. Quem é que não consegue imaginar ali o Ryan Gosling a cantar para nós? Pois!)

No Pier 33 podem encontrar a história de Alcatraz, assim como um modelo da ilha e da prisão, onde podem observar as várias construções que foram sendo acrescentadas ao projeto inicial. É também daqui que partem as tours para Alcatraz.

Relativamente ao Pier 39, aconselho a irem perto de uma hora de refeição uma vez que é o local com mais oferta de restauração desta zona. Hambúrgueres, bifes, peixe, marisco, gelados, sandes e hot dogs, para os mais apressados. Aqui encontram também as melhores lojas de souveniers, com preços curiosamente mais baixos do que no resto da cidade, apesar desta ser uma zona unicamente turística.

Ao fundo deste Pier é possível observar leões marinhos, que ali se encontram todos os dias, sendo bastante interativos na comunicação entre si. Podem assistir ao pôr do Sol aqui sem grandes agitações.

Viagem a San Francisco
Leões marinhos Pier 39 - San Francisco

Caminhando de Fisherman’s Wharf na direção oposta aos piers referidos acima, vão encontrar a Ghirardelli Square. Ghirardelli é a loja de chocolates mais famosa de San Francisco, e nesta praça ficava a primeira fábrica da marca. Para amantes de chocolate é imperdível uma ida à loja, onde podem desfrutar dos melhores sundaes da vossa vida, ver as antigas máquinas de chocolate e engordar só com os cheiros dos vários aromas de que a loja está repleta.

Dica: mesmo que a loja vos pareça completamente cheia entrem, porque o 2º piso normalmente está sempre vazio. Além disso, basta entrar para terem logo uma amostra do chocolate!

Para além destas paragens obrigatórias, ainda saí em Marina, onde se encontra o Palace of Fine Arts e em Haight Ashbury. Haight Ashbury foi possivelmente a minha zona favorita de toda a cidade, onde há uma enorme boa energia, lojas de roupa vintage (daquelas que nunca na vida iremos comprar, mas que morremos a rir só de ver os modelitos), imensos espaços de discos de vinil, street art em todo o lado, parques por onde caminhar e pizzarias tipicamente americanas!

É uma zona indescritível onde rapidamente se passa um dia inteiro, e que vos deixa de muito bom humor e completamente relaxados para com a vossa vida. As pessoas são super simpáticas e têm todo o prazer em partilhar vivências e histórias sobre o bairro com qualquer pessoa que esteja minimamente interessada nisso. Se tivesse de tentar descrever este bairro, dir-vos-ia qualquer coisa como: 

O sítio onde a geração hippie, e o pessoal que frequentou o Woodstock se juntou com os novos hipsters.

San Franscisco
San Franscisco

De Haight Ashbury caminhei cerca de 30 minutos (aconselho a irem com calçado confortável uma vez que todos os trajetos nesta cidade são constituídos por subidas e descidas bastante acentuadas) até ao bairro Castro, onde se situa a Harvey Milk Plaza. Deixo à vossa consideração se querem fazer esse desvio, mas historicamente é uma praça com um significado bastante relevante, onde podem encontrar várias placas que homenageiam Harvey Milk contando a sua história e a luta pelos direitos da comunidade LGBT ao longo dos anos.

Como é uma zona tão iluminada, colorida e com cafés vibrantes, facilmente uma pessoa se sente convidada a explorá-la e a caminhar pelo bairro. Assim o fiz e dei com o mercado e passado um pouco comecei a seguir umas placas para Twin Peaks – 2 montanhas a cerca de 40 minutos.

Desenganem-se os que acham que podem caminhar nesta cidade porque toda a vida viveram em Lisboa – cidade das 7 colinas! A nossa cidade é plana em comparação com San Fran!! 30 minutos e 4 subidas depois, que me fizeram achar que era uma fumadora de 70 anos, chamei um Uberpool, e em cerca de 10 min e 3$ estava no parque de estacionamento de Twin Peaks.

Daí em diante a caminhada até ao cimo das montanhas (podem optar por ir só a uma, mas aconselho irem a ambas) é bastante aceitável e chegando ao cimo é absolutamente fantástico a vista panorâmica que se tem de toda a cidade!

Twin Peaks - San Francisco

Por último, não podem deixar de visitar Alcatraz!

Comprei os bilhetes online para garantir lugar e quando cheguei ao Pier 33 no dia da tour, 30 minutos antes do ferry partir, já não havia bilhetes para aquela tour nem para as 3 seguintes, por isso aconselho-vos a fazer o mesmo.

Chegando à ilha, à saída do ferry as pessoas são recebidas por um ranger que faz uma introdução à história do local e da prisão, e depois a tour pode durar o tempo que cada pessoa definir (convém verem os horários de partida dos barcos, logo no início da tour).

Durante vários anos esta ilha esteve completamente vazia, sem pessoas, sem fauna e sem flora, era apenas um monte de rochas visível de San Francisco. Durante a tour é possível verificar a existência de várias plantas e flores que ao longo dos anos foram cultivadas na ilha.

A caminhada é, uma vez mais, feita de subidas acentuadas por isso é aconselhável levar roupa e calçado confortável para esta visita, e também um casaco pois se quiserem aproveitar a vista do ferry, vão ficar sujeitos a muito vento e frio.

Chegando à porta da prisão deverão recolher um áudio guia para que possam ouvir as várias histórias que ali se passaram, que estão disponíveis em várias línguas, inclusivé português (brasileiro, claro). Eu escolhi o inglês, se puderem optar por esse é muito melhor, uma vez que há testemunhos de guardas e reclusos, sobre as histórias, as tentativas de fuga, etc, e é sempre mais envolvente ouvir na voz da própria pessoa do que em dobragens!

Se ficarem mais do que 2 dias em San Fran e não souberem o que visitar, a minha dica é que aluguem um carro ou marquem uma tour e vão a Yosemite!

O Yosemite National Park é um dos meus destinos de sonho, mas que devido à curta viagem não consegui visitar, no entanto não imagino ninguém que não gostasse de lá ir!

– Sofia Gomes
Secretária de Produção em Cinema e Publicidade