O que colocar na mala para umas férias na Neve

Quem nunca teve medo de ter frio numa viagem para um destino de férias na neve, com temperaturas abaixo das nossas? Na hora de fazer a mala, os problemas são sempre os mesmos: no início não sabemos o que lá colocar e no fim não sabemos se nos esquecemos de alguma coisa.

Neste artigo vamos abordar o que deve ir realmente consigo na mala para destinos frios, sem nunca perder o estilo.

Deixamos já aqui a primeira dica: faça a mala com antecedência. Há sempre coisas que sabemos que temos, mas na altura de colocar na mala, muitas vezes não encontramos ou até estão para lavar. Para além disso, no que toca a fazer a mala de véspera, existem dois tipos de pessoas: as que exageram e as que vão colocar coisas a menos. Nem uma situação nem a outra são positivas, pois se levamos a mais, vamos estar sobrecarregados e ficamos com menos espaço para trazer outras lembranças ou prendinhas que gostamos do local onde fomos, mas se levamos a menos vamos acabar por ceder mais a essa tentação e acabamos por comprar até o que não queríamos só para nos mantermos quentinhos e confortáveis.

Roupa para as minhas férias na neve

Calçado para a neve

Como sabemos, as nossas extremidades corporais são o primeiro ponto do corpo a desistir da ação aquando demasiado frio e, também as que ajudam a manter a restante temperatura corporal quente ou, por outro lado, fria.

O que aconselhamos é então que a primeira preocupação seja levar umas botas de cano alto. Na verdade, e sendo este o calçado de maior volume, até poderá levá-las já calçadas para poupar espaço na mala. Estas botas devem ser impermeáveis e bem quentes, pois onde há frio, há chuva e muito possivelmente neve.

Contudo, lembre-se, por mais frio que esteja lá fora, você irá ficar alojado num hotel/apartamento e irá também visitar sítios interiores, como Museus e Restaurantes. Então, sugerimos também que não se fique apenas pelas botas de cano alto, por muito práticas que sejam. Leve pelo menos mais um par de ténis ou botas de cano baixo na mala para não usar sempre o mesmo calçado e poder adaptar o seu conforto consoante a atividade a realizar.

Uma grande ajuda são as solas de borracha, pois são feitas num material isolador e não deixa passar o frio. Assim, garantimos-lhe que não vai sentir nem um pouquinho frio vindo do chão! Essa sensação, se lhe for desconhecida, é fácil de imaginar. Pense em como fica a areia ou as pedras ao calor. Impossível andar sem sapatos. Agora converta esse calor em frio, e cá está, é como estar dentro de um frigorífico ou em alguns casos, até mesmo de um congelador. Por isso, é realmente uma preocupação, principalmente se for a sua primeira ida à neve!

Finalmente, este último calçado não será para usar na rua, mas é essencial em todas as viagens e é o top 10 dos esquecidos na hora de fazer a mala: chinelos. Mesmo não indo para um destino de praia, nunca se sabe. Para andar pelo quarto, às vezes até mesmo para tomar banho. Mais do que isto, muitas vezes estes destinos têm banhos térmicos, portanto se gosta de água e de relaxamento, não vai querer de todo perder! E uma coisa é certa: vai precisar deles.

Meias de inverno para um look mais arrojado

Parece muito lógico, mas as mulheres que preferem andar de saia, vestido ou calções vão adorar!

Se o clima quente é uma realidade diária sua, certamente gosta de se sentir liberta na hora de passear. Ora, muita roupa deixa os nossos movimentos mais presos e o frio não ajuda nada nisto. No entanto, a verdade é que exageramos muitas vezes quando pensamos nestes climas. Pode estar muito frio, mas as Deusas da Moda felizmente já inventaram solução para este problema!

Em primeiro lugar, lembre-se, numa meia-calça de vidro preta, tem a possibilidade de colocar dois pares transparentes por baixo (já são 3 pares de meias, que se forem todas de densidade máxima, já ficará bem quentinha). A dica é, antes de mais, umas meias de descanso são essenciais! Compram-se em farmácias e existem em cor de pele. Vão parecer muito opacas, mas por baixo das outras meias ficam simplesmente perfeitas. Para além disso, ainda existem em versão de liga, para se sentir menos apertada na barriga. Estas meias são tão quentinhas que se vê logo pelo seu toque, são muito resistentes e duram anos!

Pode usá-las com meias-calças de vidro transparentes, mas o que a fará ficar mais quente do que se estivesse a usar calças normais, serão uns collants mais grossos por cima das meias de descanso. Na verdade, até existem collants que são transparentes, ou parecem, e por dentro têm pelo.

Mulher de saia na neve

Esta opção é válida e não tem mesmo com o que se preocupar, porque pense connosco: um vestido, saia ou calção de inverno, não é tão curto nem tão fino quanto o de verão. Para além disso, terá um casaco impermeável e comprido por cima, e provavelmente ainda umas botas de cano. E mais, se passar por uma situação menos agradável (ou, por outro lado, bem divertida) em que fica toda molhada com a chuva ou com a neve, a meia irá secar mais rápido do que umas calças, fazendo com que não sinta tanto frio.

No entanto, mesmo que não seja fã deste tipo de outfit, as meias de descanso são de qualquer forma um must have, uma vez que ainda poderá colocá-las por baixo das calças.

Não falámos aqui especificamente, mas não se esqueça de levar também meias de dia-a-dia para calçar com os sapatos. Está também no top de artigos que mais são esquecidos na hora de fazer a mala e é extremamente essencial para estes destinos mais frios. Deve levar as mais quentes que encontrar, e de preferência mais altas também.

Calças e camisolas para o frio

Mesmo que não seja fã de calças, vai precisar pelo menos de experimentar umas térmicas! Porque não deixam passar frio, e em segundo lugar porque são confortáveis. Não que a roupa térmica seja desagradável, mas tem de ficar justa ao corpo, sem prender os movimentos. Por isso, terá realmente de experimentar.

Quanto às camisolas, pelo menos uma térmica para cada dois dias, será necessário, pois trata-se da primeira camada de roupa. A maioria destas camisolas tem um fecho na zona do pescoço. Se isto for incómodo para si, poderá cortá-lo. Para além disso, aconselhamos ainda que leve também umas camisolas de algodão e lã, uma vez que são materiais mais confortáveis e quentinhos.

No que diz respeito às tendências de moda, lembre-se que as roupas de inverno inclinam-se maioritariamente para tons mais escuros. Isto não é algo mau, mas tente conjugar com umas camisolas mais coloridas e/ou com padrão, pois será isso que trará vida ao seu look de neve.

Acessórios de Inverno

Luvas para a neve

Mãe e filho brincam na neve com luvas e gorro

Quando este tema chega às mãos, não gostamos muito de nos sentir impossibilitados de tocar em algumas coisas, como o ecrã dos nossos telemóveis e, por isso, muitas vezes retiramos da equação a necessidade tão grande de levar luvas connosco, mas é mesmo necessário! Lembra-se da conversa que tivemos acerca das extremidades do nosso corpo serem muito importantes para mantes o corpo quente logo no início do artigo? Pois é, as mãos fazem parte dessas extremidades, tal como a cabeça e nossos pescoços sensíveis. Leve dois pares de luvas!

Se é praticante regular de desporto, e ir de férias não significa deixar de treinar, certamente fará tenções de experimentar desportos de neve (ski, snowboard). Ou se simplesmente vai brincar na neve nas suas férias, ainda mais importante é esta decisão! Umas luvas impermeáveis são absolutamente imprescindíveis, pois caso contrário, a neve é água em estado sólido, que irá acabar por derreter nas suas mãos, deixando as luvas molhadas e consequentemente as mãos frias. Tenha em atenção apenas que estas luvas muitas vezes têm uma corda que deve ser colocada no braço antes de calçá-las. Este cordão é o que confere o sentido prático às luvas, pois vai evitar que esteja constantemente a tirá-las, arriscando esquecê-las nos vários sítios por onde irá passar. Assim, apenas tem de retirar a luva da mão e deixá-la pendurada no seu pulso. Deve estar a questionar-se acerca do porquê em torno desta problemática, mas é simples. Estas luvas estão no top de itens esquecidos em viagens à neve.

Por outro lado, umas luvas térmicas têm também uma grande utilidade. Sendo mais finas, poderão ser colocadas por baixo das luvas impermeáveis e serão uma grande companhia toda a viagem. Para além disso, dentro deste tipo de luvas consegue ainda comprar aquelas que permitem mexer no seu telemóvel.

Cachecóis, gorros e passa-montanhas

Outro acessório absolutamente fundamental que irá proteger o seu pescoço e muitas vezes, a sua cara! É crucial que na mala exista pelo menos um cachecol. Aqui mantemos a lógica de quanto maior e mais quente melhor. Por vezes, pode até estar apenas a deliciar-se com uma bebida quente num café, bar ou restaurante e, se a peça for grande o suficiente, conseguirá cobrir os ombros, o que para além de ficar bem aquecida ainda confere um certo charme.

Se quiser sentir uma maior proteção, não se esqueça de um passa-montanhas. Obrigatório para os desportistas, mas opcional para os restantes, o passa-montanhas vai proteger completamente o seu pescoço ou cara, pois consegue dobrá-lo de forma a ajustá-lo às diferentes situações. Tanto pode fazer uma simples fita para o cabelo, como um lenço ao pescoço, como ainda tapar a cara toda deixando apenas os olhos de fora. São muito baratos, dependendo de onde compra, e vendem-se por exemplo em lojas de desporto. Para além disso, ainda existem nas mais diversas cores, padrões e feitios.

Finalmente e como sabemos, mesmo com um passa-montanhas quando estamos nos 0 graus ou menos queremos o máximo de roupa possível. As boas notícias são que o passa-montanhas é bem quente, mas bem fino também, pelo que nunca será um incómodo usar estas peças todas juntas. Será na verdade um enorme conforto em paisagens de neve que, para além de mágicas, são muito frias.

Casacos para o frio

Repare que o título desta secção está no plural. Mesmo para as pessoas que vão usar o mesmo casaco todos os dias, pois os casacos de inverno são bastante volumosos, precisam de levar mais do que apenas um casaco.

Vamos começar do mais para o menos quente. O mais importante, é mesmo a impermeabilidade / grossura e comprimento. O grau de resistência à água do casaco é algo que consegue ver na etiqueta: 5K, 10K, 15K, indiferente. O que importa mesmo é que seja realmente impermeável. Mais ainda, se encontrar ou tiver um casaco que para além de impermeável seja corta-vento, os seus dias serão perfeitos! O corta-vento faz isso mesmo, não deixa nem um pouquinho do frio que o vento traz, entrar! É como se tivéssemos uma capa mágica que nos protege.

Seria ainda muito bom que o casaco tivesse um capuz, para poder pôr na cabeça, caso o frio seja insuportável, porque lembre-se, já temos o gorro e o cachecol, quem sabe até o passa-montanhas. Para além disso, seria importante que o casaco tivesse bolsos, pois seria mais uma forma de evitar perder luvas, aquele artigo tão fácil de deixar num canto da estância de ski.

Agora, não fique a pensar que o impermeável é suficiente, porque, numa viagem à neve, às vezes o frio é realmente intenso, ao ponto de fazer lembrar uma outra conhecida capital Europeia . Leve também casacos mais finos para colocar por baixo ou para ter vestido em locais interiores mais calorosos. Quem sabe, até pode ser esse mesmo o casaco corta-vento.

Proteção solar para férias na neve

Não pense que por não ir para a praia não precisa de proteção solar, isso é um mito! Principalmente se vai viajar com crianças. Vai estar em altitudes no mínimo consideráveis, senão verdadeiramente altas, e convém mesmo apostar numa boa proteção para a sua pele, pois os escaldões nestes climas são muito comuns!

Para começar, a neve é uma das superfícies mais refletoras, como podemos ver na imagem deste tópico. Neste processo, 80% dos raios UV são refletidos pela neve nestes destinos, o que significa que os visitantes e os próprios locais destas áreas estão expostos a altas radiações. Por isso, na hora de proteger, não olhe a preços ou desculpas, escolha o melhor! Um protetor solar é essencial e aconselhamos mesmo que compre com o máximo de proteção possível. Não se esqueça também dos lábios, pois não os queremos a gretar e já temos o frio até para ajudar no assunto. Leve consigo um batom hidratante e com proteção UV. A máxima é a mesma que a do creme: no que toca a proteger da radiação, aconselhamos sempre o fator mais elevado de proteção solar.

Mulher com óculos de neve

Não menos importante temos os óculos de neve. Como sabemos, é importantíssimo proteger os olhos e mais ainda quando as radiações são ou podem ser tão elevadas! Antes de mais, não se deixe enganar pela cor das lentes. Tanto as cinzentas mais escuras, como laranja ou até transparentes, podem ter exatamente a mesma proteção. Importante mesmo não é a cor mas sim a etiqueta dos óculos oferecer, pelo menos, 98% de proteção contra raios UVA e UVB e, se poder, escolha ainda as lentes polarizadas, pois bloqueiam as ondas de luz responsáveis pelo brilho do sol, o que garante uma visão mais nítida e menos escurecida destes cenários de neve. Fora isso, lembre-se apenas que os óculos deverão acertar na sua cara, tendo o tamanho ideal. Por isso, opte por uns em que as lentes lhe cubram as laterais do rosto, já que queremos evitar ao máximo queimaduras.

Arrase nas suas férias na neve

Por fim, mas não menos importante, vai de férias, por isso é fundamental que se sinta no seu melhor. Aproveite para levar também as roupas de que mais gosta pois afinal de contas, certamente também irá almoçar e/ou jantar fora e passear por locais onde o ar condicionado está ligado no quente. Vista-se com os seus outfits favoritos, pois afinal de contas, com todas as camadas de roupa que aqui prevemos, não terá frio com certeza.

Não deixe de levar o biquíni pois piscinas interior e banhos térmicos são uma realidade em muitos hotéis e em muitas cidades!

Lista do que levar nas suas férias na neve

Resumindo, sugerimos uma lista para seguir mesmo antes de dar por terminada a mala para o destino de neve. Lembre-se apenas de acrescentar, caso existam, todos os objetos pessoais que não referirmos e sejam cruciais para a sua viagem em particular.

  • Um par de botas altas, quentes e impermeáveis
  • Um segundo calçado (podem ser uns ténis ou umas botas de cano baixo, por exemplo)
  • Chinelos
  • Meias de descanso e meias de dia-a-dia
  • Collants, caso aplicável
  • Calças e camisolas (térmicas, de lã e algodão)
  • Luvas
  • Cachecóis, gorro e passa-montanhas
  • Casaco impermeável
  • Casaco fino
  • Protetor solar
  • Batom hidratante e com proteção UV
  • Óculos de neve
  • Acessórios e roupa que mais gosta para conjugar
  • Não abordámos neste artigo mas deixamos aqui um bónus: Não se esqueça da roupa interior, da escova de dentes e da chave de casa, também itens do top mais esquecidos na hora de fazer a mala.

Está sem saber como vai conseguir colocar tudo na mala?

Gostou deste artigo? Partilhe-o nas redes sociais